Descrição
Bibliografia ilustrada da estilista, que conta a sua vida antes da fama, as suas influências e o auge da sua carreira nos efémeros anos 80.
Estilista portuguesa, nascida a 19 de julho de 1941, em Lisboa, é considerada a pioneira da moda em Portugal. Na década de 70, revolucionou a forma de apresentar estilos inovadores de roupa, criando, para o efeito, acontecimentos de moda, como desfiles destinados a grandes audiências, exposições e outros eventos. Em 1978, começou a criar coleções com o nome Ana Salazar, destinadas a ser vendidas nas suas próprias lojas, assim como noutros estabelecimentos, tanto em Portugal como no estrangeiro. A partir de 1980, começou a divulgar novos talentos da moda portuguesa, nomeadamente ao levá-los ao Espaço Anos 80, no Museu do Traje, em Lisboa. Desenhou, entretanto, as fardas para a Air Atlantis, empresa pertença da TAP, e para a CP – Caminhos de Ferro Portugueses.
Em 1995, a convite das coleções Philae, criou uma coleção para os cristais Atlantis. A partir de 1997, começou a colecionar prémios e distinções pela sua carreira, tendo, nesse ano, sido ordenada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Em 1998, a Elite Model Look atribuiu a Ana Salazar o Prémio de Carreira, e, no ano seguinte, a revista Nova Gente distinguiu-a como a melhor criadora de moda do ano. Recebeu ainda o prémio prestígio da Associação Moda Lisboa, tudo no mesmo ano em que lançou a eau de toilette Ana Salazar e em que participou na exposição Mode Portugaise, La Révélation (Moda Portuguesa, A Revelação), que teve lugar em Paris.
Já no ano 2000, aproveitou o cenário da Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, palco do Moda Lisboa, para apresentar a sua primeira coleção destinada a homens.