Skip to content Skip to footer

Português para Estrangeiros

As BLX desenvolvem ações de aprendizagem de português para pessoas estrangeiras, com o objetivo de apoiar a aquisição de conhecimentos básicos a nível vocabular e gramatical, potenciando assim uma mais fácil inserção social, económica e profissional.
Através de uma abordagem não formal, estas ações apostam na conversação e na partilha descontraída de informação, desenvolvendo-se em 4 níveis distintos mas complementares:

Nível de Iniciação (A1)

Neste nível são abordados conteúdos gramaticais e lexicais associados ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Não está prevista a alfabetização, tendo sido concebida a ação para participantes com competências básicas de leitura e escrita na sua língua materna, mas não em português.

Nível Elementar (A2)

Este nível é dirigido a cidadãos que tenham frequentado previamente um curso de iniciação de português como língua estrangeira e que pretendam aprofundar, de forma descontraída, os seus conhecimentos da língua. Abordará conteúdos gramaticais e lexicais associados ao nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

Nível Intermédio (B1)

Este nível é dirigido a pessoas com conhecimentos elementares de português como língua estrangeira e que pretendam reforçar, de forma descontraída, competências comunicativas ao nível da escrita e sobretudo da oralidade. Abordará conteúdos gramaticais e lexicais associados ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

Conversação

Este nível é dirigido a pessoas que tenham conhecimentos elementares ou intermédios de português como língua estrangeira e que pretendam reforçar, de forma descontraída, competências comunicativas ao nível da oralidade. Abordará conteúdos que implicam conhecimentos elementares (mínimo A2) ou intermédios de português como língua estrangeira.

Neste momento estão a decorrer ações na Biblioteca Camões, na Biblioteca Penha de França, na Biblioteca Palácio Galveias e em formato online.