A memória do bairro

Meio século após a sua inauguração, no Palácio Diogo Cão em 1964, a Biblioteca da Penha de França anuncia a sua mudança para um espaço mais moderno. Como reação, em 2015 dá-se o primeiro movimento português de cidadãos contra a deslocalização de uma biblioteca pública, demonstrado assim, abertamente, a importância desta biblioteca na sua comunidade.

E é nesse ano que inauguramos a primeira de duas fases da nova Biblioteca da Penha de França, mais focada na população jovem e adulta e, três anos depois, foi a vez da segunda fase, com um espaço inteiramente dedicado a crianças e famílias, onde pode apreciar a belíssima instalação “A Biblioteca Habitada” da artista plástica e ilustradora Ana Sofia Gonçalves, um objeto artístico em 3 dimensões inspirado no slogan da Rede BLX “As pessoas fazem a biblioteca”.

A Biblioteca da Penha de França mantém, desde a sua génese, uma atenção particular à população idosa da freguesia. Por esta razão, apostamos fortemente em atividades que promovam a integração das pessoas idosas, ou mais fragilizadas, mantendo para isso parcerias com outros agentes de intervenção na comunidade como Escolas, Junta de Freguesia, Centros Sociais e Paroquiais, o Centro Educativo da Bela Vista e associações locais.

Destaca-se ainda o projeto sociocultural “Vidas e Memórias de Bairro” que tem como objetivo recuperar, preservar e divulgar histórias de vida, vivências e memórias da comunidade, através da sua população idosa. Mais tarde, este funde-se com uma proposta vencedora do Orçamento Participativo, ganhando um novo fôlego e permitindo a sua disseminação por outras bibliotecas da Rede. Em 2017 o projeto é reconhecido a nível nacional e agraciado com uma Menção Honrosa do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Municipais da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, de que muito nos orgulhamos.

Quer sabe mais? Fale connosco!

Serviços em Destaque

Como Chegar