Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

Próximos Eventos

Eventos Search and Views Navigation

Evento Views Navigation

Notice: Utilizing the form controls will dynamically update the content

List of Eventos

Yoga na Biblioteca de Alcântara

2 Fevereiro - 30 Junho

A partir de fevereiro de 2022 e devido a um aumento na procura, passamos a ter aulas de yoga na Biblioteca de Alcântara às segundas e terças feiras às 19h e aos sábados às 09h.

Festival 5L: Exposição Páginas de Saramago

2 Maio - 31 Maio

Exposição coletiva de artistas portugueses especialmente convidados para fazer a ilustração de páginas de obras de José Saramago, cujo centenário de nascimento se celebra este ano.

Exposição “Voltar aos Passos que Foram Dados” – José Saramago [1922-2022]

3 Maio @ 15:00 - 30 Maio @ 17:00

No final da Viagem a Portugal, José Saramago diz-nos: É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já. Exposição itinerante da Fundação José Saramago, concebida no âmbito das comemorações do Centenário de José Saramago. Estará patente na Biblioteca Penha de França de 3 a 27 de maio.

Festival 5L: Instalação audiovisual de poemas de João Damasceno

4 Maio - 18 Junho

A convite da associação Grande Coisa!, no âmbito da Viagem Literária sobre João Damasceno, 14 músicos interpretaram 13 poemas do escritor de Coimbra. O Festival Lisboa 5L apresenta a instalação audiovisual criada, que pode ser visitada entre 4 de Maio e 18 de Junho na Biblioteca de Alcântara. Ao longo de um percurso existente nesse belíssimo espaço pode-se ouvir a poesia de João Damasceno na voz de Filipe Costa, Nelson Matias, Pedro Damasceno, Adolfo Luxúria Canibal, Ricardo Jerónimo e Joana Corker, Luís Pedro Madeira, JP Simões, Raquel Ralha, Vânia Couto, Manuel Pires da Rocha, Vitor Torpedo, MC Ruze e Catarina Moura.

Saramago nas folhas da Imprensa

9 Maio @ 10:00 - 2 Setembro @ 18:00

Assinalando o centenário do nascimento  de José Saramago (1922-2022), a Hemeroteca Municipal de Lisboa junta-se às comemorações com o destaque de coleção "Saramago nas folhas da Imprensa" em sua homenagem, tendo por objetivo apresentar uma mostra do seu percurso jornalístico em diversos periódicos. Também são apresentadas algumas notícias de que Saramago foi alvo, enquanto intelectual e escritor consagrado.

Exposição do Museu do Falso – Núcleo Linguístico

18 Maio @ 18:00 - 3 Junho @ 18:00

O Museu do Falso é um museu de território, fundado em 2012  em Viseu, de modelo expositivo físico “pop-up” e supervivência online. Organiza-se em torno de núcleos territoriais, congregando, para cada um, acervos específicos. Fundamenta a sua visão, na análise e debate das questões centrais de Património e das noções de identidade e comunidade(s), através de criações contemporâneas. Na celebração do seu 10º aniversário, assinalado a 18 de Maio de 2022, Dia Internacional dos Museus, apresentar-se-á uma noção de espacialidade…

As Gaivotas em Marvila estão de volta para a 4.ª edição

21 Maio @ 10:00 - 18 Junho @ 21:00

A 4.ª edição de Gaivotas em Marvila, programação conjunta do Polo Cultural Gaivotas | Boavista e da Biblioteca de Marvila, irá apresentar-se entre maio e junho de 2022. Com a nova experiência de apresentar os espetáculos em 2021, mais espaçada no tempo, e tendo-se a mesma revelado bastante interessante, retirando-lhe a intensidade de apresentações, e dando a oportunidade ao público de, com mais tempo, se ir familiarizando com esta rubrica de programação, este ano manter-se-á essa lógica com a apresentação…

Exposição “Para uma história do movimento negro em Portugal, 1911-1933”

25 Maio @ 16:00 - 25 Junho @ 19:00

A exposição "Para uma história do movimento negro em Portugal, 1911-1933" pretende resgatar a memória sobre uma geração de afrodescendentes que no início do século XX constituiu o primeiro movimento panafricanista da cidade de Lisboa. Esta é uma história dos portugueses negros, esta é uma história silenciada de Portugal. Da autoria de Cristina Roldão, José Pereira e Pedro Varela, a exposição é uma iniciativa do Roteiro para uma Educação Antirracista, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.…

Apresentação do livro | Murro no estômago

26 Maio @ 18:30

O livro "Murro no estômago" da autoria de Paulo Jorge Pereira, apresenta a violência doméstica sob diferentes perspetivas e numa dimensão inédita. É um apelo à ação para que todos saibamos como podemos ajudar. Uma obra com histórias de sete mulheres vítimas e sobreviventes de violência doméstica, mas apenas Sónia Grilo aparece com o nome verdadeiro, uma vez que o seu caso já era do domínio público antes deste livro. Alice, Beatriz, Carla, Deolinda, Patrícia e Telma são nomes fictícios…

“Ah! Não Conhecia!”

26 Maio @ 19:00

A próxima sessão do projeto de leituras de autoria feminina "Ah! Não Conhecia!" acontecerá no dia 26 de maio, às 19h00, na Biblioteca de Alcântara. "Ao longo da história não foi dado o valor, mais do que merecido, às mulheres, quer na área cultural quer noutras. Cabe-nos a nós o resgate do passado, a divulgação de novas autorias e a tentativa de entusiasmar o público para o conhecimento das suas obras. Foi com este espírito que nasceu, “Ah! Não Conhecia”,…

Passado, Presente e Futuro dos Partidos Políticos em Portugal | Breve história do Partido Social Democrata

27 Maio @ 18:00

Ciclo de conversas centrado na problemática da representação política em Portugal, que procura contribuir para um conhecimento mais profundo do nosso sistema político e para uma cidadania mais informada, crítica e interventiva. Este Ciclo tem a Coordenação Científica do Professor José Santana Pereira, do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (DCPPP) do ISCTE-IUL. A terceira sessão, no dia 27 de maio às 18h00, na Biblioteca de Alcântara, será sobre Breve História do Partido Social Democrata e contará com: Coordenador/Moderador: José…

Contacto 2022 | Festival literário de ficção científica e fantasia

28 Maio @ 10:00 - 29 Maio @ 20:00

Contacto é o Festival literário de ficção científica e fantasia organizado pela Imaginauta e a acontecer na Biblioteca de Marvila. É um evento para toda a família, onde os conhecedores do género e os apenas curiosos encontram casa e podem ter uma vivência da literatura de ficção especulativa ao encontro das suas expectativas. Lançamentos, conversas, palestras, oficinas, salas temáticas, uma feira do livro e também jogos narrativos e de tabuleiro integram o festival. Dias 28 e 29 de maio, das…

+ Exportar eventos