Skip to content Skip to footer

Bibliogamers

O Bibliogamers é um evento dedicado à temática dos videojogos, numa perspectiva lúdica e informativa, composto por diversas iniciativas distribuídas ao longo de uma semana, que procura associar a popularidade dos videojogos à necessidade de dar a conhecer e de explorar o território de Marvila.

Apostando quer na variante artística, quer na escrita e na programação, na primeira edição lançámos diversos desafios para a criação de videojogos. Uma Game Jam foi o ponto alto de um programa variado e comprometido com a necessidade de explorar o universo do gaming. De igual modo explorámos novas áreas de intervenção, tradicionalmente, não associadas ao leque de serviços prestados por bibliotecas e  (re)configurámos a imagem que se projecta sobre este território.

Em 2019, na segunda edição, 9 equipas competiram na elaboração de videojogos em menos de 48 horas. No final 3 foram premiadas, mas ficámos com 9 possibilidades de videojogos onde Marvila estava plasmada como território para a ação. Poderão os videojogos ter uma palavra a dizer neste desafio de transformar um território? na verdade, este evento tem lançado uma muito interessante discussão sobre que território poderá ser a Marvila daqui a uns quantos anos.

Não menos importante, com o Bibliogamers, a Câmara Municipal de Lisboa, apresenta mais um espaço de promoção das indústrias nacionais, neste caso, a dos videojogos. Este sector, em franca ascensão, já contribui para a criação de emprego, por exemplo sob a forma de numerosas startups. Dar-lhes visibilidade, é uma forma de aumentar as suas hipóteses de sucesso, ao mesmo tempo que se promove a produção nacional e o crescimento do seu potencial de empregabilidade. Indo ao encontro dos próprios interesses de grande parte da população jovem residente na freguesia, mas não só, queremos com este evento construir um diálogo e pontes com esta indústria, colocando a freguesia e a Biblioteca de Marvila numa linha de actuação própria e pertinente. Queremos ainda reflectir com a comunidade quanto a esta componente artística e de lazer, promovendo a futura instalação de um polo permanente de gaming na Biblioteca, certamente com a parceria de muitas as pessoas e entidades que entretanto se forem juntando a nós.