Biblioteca Dulce Ferrão

Vendida ao Estado português (através do Ministério da Comunicação Social, em 15 de Julho de 1976) pelo jornalista, investigador e historiador Carlos Ferrão (1898-1979), a coleção Biblioteca Dulce Ferrão (assim intitulada pelo próprio em memória da sua esposa) foi cedida pelo Ministério da Cultura à Câmara Municipal de Lisboa, mediante protocolo datado de 31 de Janeiro de 2001, para ser disponibilizada ao público no Espaço Cidade Universitária da Biblioteca-Museu República e Resistência.

Compreendendo cerca de 26.000 volumes, dos quais 11.000 podem ser pesquisados no catálogo das Bibliotecas de Lisboa (BLX), esta coleção – constituída por monografias, ensaios, periódicos e até romances nacionais e estrangeiros – abrange sobretudo os séculos XIX e XX portugueses, da monarquia liberal à instauração da democracia, no pós-25 de Abril de 1974.

Com especial incidência nas épocas da 1ª República e Estado Novo, esta coleção – em que se destacam, entre outros, os volumes dedicados à ciência política, relações internacionais e diplomacia – representa uma importante ferramenta para os investigadores, na compreensão e explicação da História Contemporânea de Portugal.

Devido ao seu elevado valor patrimonial, os documentos que integram a coleção Dulce Ferrão são, na sua maioria, de consulta local, podendo ser consultados, a partir de Fevereiro de 2023, na Sala República e Resistência, na Biblioteca de Alcântara.

Condições de acesso: Consulta Local na Biblioteca de Alcântara.​

Contacto: Biblioteca de Alcântara.

Email: bib.alcantara.emprestimo@cm-lisboa.pt