Skip to content Skip to footer

Coleção do Serviço de Fonoteca

Lembra-se de uma certa canção que passava na rádio na sua infância e que já não sabe como identificar? Com a nossa ajuda, pode reencontrá-la.

A Coleção do Serviço de Fonoteca tem o maior catálogo de acesso público com informação detalhada de cada CD e a possibilidade de escutar cerca de 20 segundos de cada faixa. Centenas dos nossos CD já não se encontram no mercado discográfico e não estão disponíveis nas plataformas digitais para audição ou com a informação documental completa.  Por essa razão respondemos à procura de investigadores nacionais e estrangeiros, museus e universidades, produtoras cinematográficas, companhias de dança e até editoras discográficas, que reencontram, na nossa coleção, exemplares de matrizes que perderam.

Com mais de 25000 CD associados a milhares de autores e intérpretes, esta coleção cobre de forma exaustiva a multiplicidade de géneros musicais e proveniências existentes no mundo.

Só na área das Tradições Nacionais, encontrará 5200 títulos contemplando as grandes tradições clássicas da China, Índia ou Tailândia, como as múltiplas práticas musicais espalhadas por África, Américas Médio Oriente, Europa, sem faltar a chanson franco-belga de nomes como Jacques Brel, Edith Piaf, Léo Ferré, Yves Montand, etc. e toda a canção brasileira de Tom Jobim, Chico Buarque e Elis Regina a Rita Lee e tantos, tantos outros.

Na Música Clássica encontra centenas de compositores executados pelos mais destacados intérpretes nacionais e estrangeiros e edições luxuosas das integrais de nomes como Beethoven, J. S. Bach, Glenn Gould ou Steve Reich.

O Jazz/Blues e o Pop/Rock cobrem um largo espetro de subgéneros onde, para além dos internacionais, não faltam os músicos, cantores e grupos portugueses ativos das décadas de 1950 a 1990.

Quer voltar a encontrar aquela canção da infância? Venha ter connosco e damos-lhe música.

 

Condições de acesso: consulta local; empréstimo por 5 dias úteis para fins profissionais ou académicos devidamente justificados. Aconselhamos o contacto prévio por email ou telefone.

Contacto para ajuda na pesquisa, serviço de referência e informações de atividades: Biblioteca Orlando Ribeiro | Serviço de Fonoteca

Tel: 218 172 660/5

Email: isabel.n.goncalves@cm-lisboa.pt