Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

« All Eventos

Augusto Cabrita, o olhar encantado

exposição de fotografia

18 de Fevereiro de 2024 16:00 a 20 de Abril de 2024 18:00

Entrada livre
Fotografia a preto e branco de Amália Rodrigues da autoria de Augusto Cabrita.

Em 1964, Augusto Cabrita foi observador atento nos bastidores da rodagem do filme “As ilhas encantadas” de Carlos Vilardebó, rodado no arquipélago da Madeira.

Foi durante esse período que conheceu e iniciou um percurso de cumplicidade com Amália Rodrigues, protagonista do filme.

Atento fotógrafo e minucioso diretor de fotografia, Augusto Cabrita foi também um detalhado documentarista e, em tudo e sempre a partir do Barreiro, assinatura para a relação entre a luz, a industrialização e as paisagens.
No centro das suas imagens, as pessoas, as suas práticas e alguma melancolia pela passagem do tempo.

Na televisão, na qual foi pioneiro, inventou um modo de narrar visualmente o país.

No cinema, o diretor de fotografia que viria a ser figura cimeira de um cinema que procurava uma identidade mais próxima do que era um país a querer mudança, foi também o retratista dos bastidores, criando nos detalhes que ficavam de fora do plano final, a imagem de um cinema cheio de camadas, segredos e não-ditos.

Esta exposição, pensada pelo projeto FILMar, da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e o Festival Curtas de Vila do Conde, reúne material inédito do fotógrafo realizado durante a rodagem do filme “As ilhas encantadas”, em gentil, cúmplice e estreita colaboração com a sua família, para além de materiais depositados nos acervos fílmicos e documentais da Cinemateca, e um conjunto de filmes e reportagens realizados para a RTP.

 

  • Comissariado: Tiago Bartolomeu Costa e Nuno Rodrigues.
  • Impressões: Óscar Palma.
  • Produção 2024: DMC/DRB- Biblioteca de Marvila, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, projeto FILMar, com o apoio EEAGrants 2020-2024.

 

Inauguração no dia 18 de fevereiro, pelas 16h00.

A exposição estará patente, no horário da biblioteca, de 18 de fevereiro a 20 de abril, na Biblioteca de Marvila.

Entrada livre.

 

Créditos da foto: © Augusto Cabrita | Gentilmente cedida por Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, com autorização dos herdeiros.

 

No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.

Detalhes

Início:
18 de Fevereiro de 2024 16:00
Fim:
20 de Abril de 2024 18:00
Custo:
Entrada livre
Categorias de Evento:
,

Local

Biblioteca de Marvila
Rua António Gedeão
Lisboa, 1950-347 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
218 173 000
Site:
https://blx.cm-lisboa.pt/biblioteca-de-marvila/

Outro

Tipo de Público
Geral
Tipo de Atividade
Exposição