Meia-História Encaixa | Leitura coreografada a partir da obra Memorial do Convento

12 de Novembro de 2022 11:00

Partindo da obra literária ‘Memorial do Convento’ de José Saramago, MEIA-HISTÓRIA ENCAIXA surge como parte integrante do programa educativo associada à criação do bailado “Memorial do Convento”.
Como primeiro contato com a obra de Saramago, esta leitura coreografada e oficina para crianças une o universo literário às possibilidades da dança enquanto expressão narrativa que parte do corpo e do movimento. A sonoridade da palavra e a narração da história encontram eco no corpo do intérprete que se encadeia num movimento narrativo entre os personagens.
Poderá um só corpo coreográfico fazer surgir a fluência que narra as histórias de Baltasar, Blimunda, Frei Lourenço e de outras personagens do romance? E de onde surgem as vontades? E como surge a construção de um convento como cenário de uma história de amor que se rodeia das maiores complexidades da atitude humana. Após a leitura coreográfica segue-se uma oficina onde as crianças são convidadas a explorar a base narrativa do movimento e como este se propõe a caracterizar as figuras, o espaço e o tempo da ação do romance.

Ficha Artística/Técnica
Criação: Ângelo Cid Neto
Texto: José Saramago (excertos do romance Memorial do Convento)
Fernando Duarte (texto adicional)
Dramaturgia, seleção de texto e adereços cénicos: Solange Melo / Fernando Duarte / Ângelo Cid Neto
Figurino: José António Tenente
Voz off: Solange Melo
Sonoplastia: Ângelo Cid Neto
Interpretação: Valentina Codinha
Produção: Dança em Diálogos
Coprodução: Cineteatro Louletano, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro José Lúcio da Silva

Apoio à criação: Direção-Geral das Artes | República Portuguesa/Cultura
Apoio Institucional: Fundação José Saramago, RTP/Antena 2
Apoio à criação através de Residência Artística: Polo Cultural das Gaivotas-Boavista/Câmara Municipal de Lisboa

Sugerida para crianças dos 8 aos 12 anos.

Entrada livre mediante marcação para: dancaemdialogos@gmail.com

A  atividade irá decorrer no dia 12 de novembro, pelas 11h00, na Biblioteca de Marvila.

12 de Novembro de 2022
, ,