
- Este evento já decorreu.
Quilombando por Lisboa
Palestra
28 de Setembro de 2023 19:00
Gratuito
Pituka Nirobe e Ivonete Tavares estarão na Biblioteca de Belém à conversa sobre comunidades quilombolas e suas resistências, coletividade, representatividade e a preservação e promoção da cultura negra.
Utilizo meus conhecimentos para divulgar, agregar valores socioculturais, disseminar conhecimentos, despertar reflexões sobre pertencimento étnico-racial negro e promover o referencial arte educativo e artístico-afrocultural através das oralidades africanas e da diáspora negra, com ênfase sobre as suas respetivas manifestações afro literárias. – Pituka Nirobe
Pituka Nirobe, Quilombola da Ilha de Marambaia no Rio de Janeiro, bibliotecária, atriz, escritora, contadora de histórias, diretora artística e gestora de Museus.
É ativista do Movimento Negro e Quilombola, Movimento Rede de Mulheres Negras, conselheira do Samba do Rio de Janeiro, consultora da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil.
Entrada gratuita e com marcação prévia através do email: bib.belem@cm-lisboa.pt
O evento realiza-se no dia 28 de setembro, pelas 19h00, na Biblioteca de Belém.
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.