Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

← Back to Eventos

Cinema Ideal

Maio 2022

Festival 5L: Ciclo de cinema News from home

4 Maio @ 18:00 - 20:00

Um filme epistolar em que, sobre os longos planos-sequência de Manhattan, a voz da narradora lê as cartas da mãe de Chantal Akerman, por ela recebidas durante a sua primeira estadia nova-iorquina em 1972. Expedida de Bruxelas, a correspondência assume o papel de um longo monólogo que, na versão original e tida por canónica, é lido pela voz da própria Chantal.

Saiba mais »

Festival 5L: Ciclo de cinema Koibumi

5 Maio @ 20:00 - 22:00

Cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, Reikichi Mayumi, um homem triste e perturbado, encontra um novo emprego: escrever cartas de amor para outras pessoas. As suas ideias sobre o amor e os seus princípios serão testados quando se reencontra com Michiko, a ex-namorada, uma mulher com um passado sombrio marcado pela guerra.

Saiba mais »

Festival 5L: Ciclo de cinema Correspondências

6 Maio @ 22:00 - 23:30

O filme inspira-se nas cartas trocadas entre dois poetas maiores da língua portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, durante os anos de exílio deste último (1957-78). A correspondência testemunha uma continuada busca da liberdade, numa época de grande pressão, vivida sob o fascismo. Ao mesmo tempo, revela uma profunda afinidade entre dois seres.

Saiba mais »

Festival 5L: Ciclo de cinema Cartas da Guerra

7 Maio @ 20:00 - 22:00

António vê a sua vida brutalmente interrompida quando é incorporado no exército português para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial, o leste de Angola. Longe de tudo o que ama, escreve cartas à mulher à medida que se afunda num cenário de crescente violência. Na incerteza dos acontecimentos, apenas as cartas o podem fazer sobreviver.

Saiba mais »

Festival 5L: Ciclo de cinema I Fidanzati

8 Maio @ 20:00 - 22:00

Obra despojada, característica do cinema de Ermanno Olmi, que reduz ao mínimo a dramaturgia, em grande parte feita por uma troca de cartas entre dois noivos. É o afastamento físico que faz reflorescer um amor que entrara na rotina. À época, Piero Bianchi viu neste filme “um êxtase total, uma alegria subtil, uma obra em tom menor, mas rigorosa e profunda.”

Saiba mais »
+ Exportar eventos