Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

← Back to Eventos

Foyer do Teatro Nacional de São Carlos

Maio 2022

Festival 5L: Mesa de Autor P. de poesia

O principal tema desta conversa com o poeta português Nuno Júdice é o ensaio de Siméon A Vitamina P: a Poesia, porquê, para quem, como?, sobre as razões para a nossa verdadeira necessidade de poetas e de poesia.

Saiba mais »

Festival 5L: Mesa de Autor Como ver coisas invisíveis

Observações, experiências e perguntas de artistas, cientistas e outras pessoas com imaginação. As alterações climáticas, a distribuição da riqueza, a desinformação, os métodos usados nas escolas, a forma como gerimos o tempo. Como resolver tantos problemas? "Como ver coisas invisíveis" faz a apologia da imaginação e da criatividade como motor para a construção de soluções. Uma reflexão sobre o processo (também ele criativo) de criar um livro ilustrado para todas as idades.

Saiba mais »

Festival 5L: Debate S.E.F. – Sem Essas Fronteiras

Debate sobre as línguas da imigração faladas em Portugal e as realidades com que se deparam os seus falantes.

Saiba mais »

Festival 5L: Debate Recinto de Feira

Conversa sobre como as feiras do livro se tornaram num caminho obrigatório para autores, editores e livreiros se relacionarem com o público leitor.

Saiba mais »

Festival 5L: Mesa de Autor A visibilidade negra

A escritora angolana e portuguesa Yara Monteiro, autora de Essa dama bate bué, e o escritor e músico de Cabo Verde Mário Lúcio Sousa, autor do Manifesto a Crioulização, debatem nesta mesa, coordenada por uma especialista em estudos pós-coloniais e estudos feministas, a consciência afrodescendente e a redescoberta da herança africana na literatura em língua portuguesa.

Saiba mais »

Festival 5L: Debate A nova vida da leitura

As obras literárias ganham uma outra dimensão nas telas de cinema ou nos palcos. Um realizador que assinou filmes inspirados em obras de Eça, Pessoa, Saramago, Agustina, Garrett, Fernão Mendes Pinto e Denis Diderot, e um jovem encenador que tem estudado a relação complexa entre texto teatral e encenação nos palcos de dança e de teatro contemporâneos são entrevistados pela jornalista Ana Sousa Dias.

Saiba mais »

Festival 5L: Mesa de Autor História de uma família

O escritor francês Laurent Petitmangin foi recentemente distinguido com o Prémio Femina dos Estudantes pelo seu primeiro romance, Quando a Noite Cai, a história de um pai que cria sozinho os filhos. Uma obra «de uma sensibilidade e de um primor pouco habituais», segundo o jornal Le Monde.
Vem a Portugal no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022.

Saiba mais »

Festival 5L: Debate Memória ingrata

Independentemente da marca que deixaram na sua época, alguns autores foram injustamente excluídos da memória da literatura portuguesa. A jornalista e escritora Isabel Lucas convida dois estudiosos a revisitar as obras de Teixeira de Pascoaes, Fialho de Almeida, Guerra Junqueiro, Fernando Namora, António Nobre e Irene Lisboa.

Saiba mais »

Festival 5L: Mesa de Autor Intimidade e literatura

Uma curta viagem pelos destinos cruzados da intimidade na literatura. Valério Romão e José Gardeazabal oferecem um exercício de leitura da literatura um do outro, sem rede. Uma reflexão sobre as palavras da intimidade, do amor e do sexo.

Saiba mais »

Festival 5L: Debate Quid novi?

A descoberta de novos autores é um dom ou uma competência relacionada com a experiência de anos na profissão editorial? A envergadura das casas editoras tem relevância para essa forma de renovação no panorama de uma literatura?

Saiba mais »

Festival 5L: Debate O tempo do autor

Para muitos leitores, os diários e as crónicas são uma forma de entretenimento superficial, mas para quem conjuga estes géneros autobiográficos com outras formas de fazer literatura, eles ocupam um tempo obrigatoriamente cumprido no calendário da sua obra. Neste debate, três autores portugueses conversam sobre a relação da literatura com a escrita diarística.

Saiba mais »
+ Exportar eventos