Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

← Back to Eventos

Teatro São Luiz – Sala Bernardo Sassetti

Maio 2022

Festival 5L: Debate Quem Não Lê?

Uma mediadora de leitura envolvida em projetos com o público adolescente e a Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 refletem, guiadas pelas perguntas de uma especialista em
Linguística Educacional, sobre o que levará tantos jovens a não criarem, como comummente se afirma, os mesmos hábitos de leitura que já existiram no passado.

Saiba mais »

Festival 5L: Debate Tertúlias literárias

Conversa sobre cafés, livrarias e hotéis que se transformaram em espaços de tertúlia para autores literários.

Saiba mais »

Festival 5L: Mesa de Autor O silêncio e a escrita

No âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022, as romancistas Leïla Slimani e Dulce Maria Cardoso encontram-se numa conversa conduzida por Tânia Ganho, também escritora e tradutora de Slimani. O ponto de partida é o livro O Perfume das Flores à Noite (Alfaguara, 2022), de Leïla Slimani, que é também um ensaio sobre a memória e a identidade, o artista e a criação literária.

Saiba mais »

Festival 5L: Mesa de Autor Um mundo desconcertante

O escritor angolano José Eduardo Agualusa encontra-se com o brasileiro Paulo Werneck, diretor da revista literária quatro cinco um, para revisitar os temas do último livro de Agualusa, O Mais Belo Fim do Mundo (Quetzal, 2021), uma antologia de reflexões, sob a forma de crónica, diário ou conto, sobre as mudanças do mundo atual.

Saiba mais »

Festival 5L: Mesa de Autor Cadernos da proximidade

A poeta Laurine Rousselet revela desde os primeiros textos uma energia inesgotável, com a qual dá às palavras, aos sons, aos ritmos e à voz um impulso que a conduz para um «além» não ocidental, e por vezes não verbal, ao confrontar as palavras com o branco do papel ou ao recorrer a aliterações próximas do grito. Edita os Cahiers de l’Approche, um folheto trimestral bilingue de poesia, onde já surgiram publicados poemas de Filipa Leal.

Saiba mais »

Festival 5L: Debate A Escrita à Escuta

Debate sobre como o português falado encontra o seu caminho até às páginas dos escritores.

Saiba mais »

Festival 5L: Mesa de Autor Padura em Lisboa

No âmbito de uma parceria com a Casa da América Latina, vem a Lisboa o autor cubano Leonardo Padura, guionista, jornalista, ensaísta e um romancista celebrado. É o autor da conhecida série de romances policiais protagonizados pelo detetive Mario Conde e, por isso, nesta conversa com Francisco José Viegas fala-se de literatura policial.

Saiba mais »

Festival 5L: Mesa de Autor Na linha

Como se educa para questionar, duvidar, refletir? Como se promove o pensamento crítico e se valoriza o direito à privacidade? Como se estimula a tomada de decisões conscientes? Maria Emília Brederode dos Santos, presidente do Conselho Nacional de Educação, Isabel Meira, jornalista e autora, e Nuno Artur Silva, especialista em media e cofundador da plataforma LEME (Ministério da Educação, Ministério da Cultura 2021), discutem instrumentos de combate à desinformação e estratégias promotoras de literacia digital.

Saiba mais »

Festival 5L: Mesa de Autor Epopeia de uma Heroína

Em parceria com o Goethe Institut, a escritora Anne Weber vem a Lisboa falar, com Richard Zimler, sobre o livro Annette, Epopeia de Uma Heroína (Dom Quixote, 2022), pelo qual recebeu o Prémio do Livro Alemão 2020. O livro narra episódios da vida da médica francesa Anne Beaumanoir que levantam diversas questões: “O que leva alguém a fazer parte de um movimento de resistência? O que tem de sacrificar? Até onde é possível chegar?

Saiba mais »

Festival 5L: Mesa de Autor Bons argumentos

Os dois convidados fazem parte do trio de argumentistas da série Até que a vida nos separe (RTP, 2021). João Tordo tem doze romances publicados e Hugo Gonçalves, além de jornalista, é também romancista. Aqui, recordam o desafio da mudança da escrita a solo para a escrita colaborativa e do romance para o drama televisivo.

Saiba mais »
+ Exportar eventos