A Rede de Bibliotecas de Lisboa foi criada em 1883.

Com mais de um século, as BLX têm 18 Bibliotecas distribuídas pela cidade de Lisboa, incluindo uma Biblioteca Itinerante.

Ao longo dos anos, estes equipamentos têm vindo a assumir um posicionamento mais ativo e crítico, para responder aos desafios do novo século.

Hoje, as BLX são a voz das comunidades.

Nos seus edifícios, vários antigos palácios recuperados, cruzam-se  gerações, interesses e expectativas: a alegria das crianças, a irreverência dos jovens, as necessidades profissionais dos adultos ou a tranquilidade dos mais velhos.

Têm espaço para livros, mas também para os negócios, para a arte, para a música e para laboratórios experimentais.

São as Bibliotecas do século XXI, nas quais se tiram as ideias da prateleira, se desarrumam preconceitos e se unem as comunidades.