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Serviço de Aquisições e Tratamento Técnico

O Serviço de Aquisições e Tratamento Técnico (SATT) iniciou funções, em Outubro de 2003, com o objectivo de centralizar num só espaço, todo o processo de aquisições e tratamento técnico a que estão sujeitos os documentos que integram a colecção das BLX.

Neste sentido, foram implementados os sectores de Aquisições, Catalogação, Autoridades, e Classificação/Indexação, que funcionam de uma forma concertada para assegurar a normalização da descrição bibliográfica dos documentos e dos seus pontos de acesso, garantindo sempre a mesma solução para o mesmo tipo de situações, condição fundamental para a consistência e qualidade de qualquer base de dados bibliográficos e que é garante da pertinência e fiabilidade dos resultados da pesquisa, tanto mais essencial quanto na base de dados em causa proliferar informação de carácter universal.

Tendo como pilares fundamentais os pressupostos acima enunciados, o SATT estabeleceu que a sua missão consiste em “participar no desenvolvimento da colecção das BLX, salvaguardando o equilíbrio e sustentabilidade da mesma, garantindo, simultaneamente, que o tratamento documental se efectue de uma forma rápida e eficaz, para que o utilizador possa usufruir do fundo documental num curto espaço de tempo, tentando desta forma satisfazer as suas necessidades e expectativas”.

Para além do tratamento técnico o SATT desenvolve todo um trabalho de Gestão da Colecção da Rede, nomeadamente no que diz respeito à selecção, aquisição e desbaste de documentos. A função de Gestão da Colecção, desempenhada pelo SATT em parceria com as bibliotecas, pretende dotar a Rede de uma colecção de qualidade, capaz de responder às necessidades dos utilizadores, em particular, e da comunidade em geral. O sucesso desta função está dependente de uma gestão eficiente e eficaz que garanta o equilíbrio entre a aquisição e o desbaste documental.

Todas as tarefas relativas ao tratamento documental são executadas de forma combinada pelos serviços de Aquisições, Catalogação e Classificação/Indexação. Até à criação do SATT estas tarefas eram desenvolvidas de forma isolada por algumas bibliotecas da rede, o que implicava uma grande dispersão de recursos.

Desde 2012 que foi implementada no SATT a gestão por processos que extingue o anterior modelo organizacional (tradicional) alicerçado em Sectores – Aquisições, Catalogação, Indexação / Classificação e Autoridades.

No SATT estão actualmente identificados 5 processos-chave (Gestão das colecções, Tratamento técnico, Gestão de autoridades, Tratamento físico e Saída de documentos), 3 (três) sub-processos ao nível do processo Gestão das colecções (Aquisições, Gestão dos depósitos e Ofertas a instituições) e 4 processos de apoio – Gestão de recursos humanos, Gestão do edifício, Expediente e Gestão da qualidade e melhoria de desempenho.

Por outro lado, a criação do SATT veio contribuir para que a carência de recursos humanos nas bibliotecas sentida a todos os níveis, fosse parcialmente atenuada, na medida em que a centralização do tratamento técnico, permitiu que os profissionais, nas bibliotecas, se pudessem dedicar à execução de tarefas como o atendimento ao público, trabalho de referência, organização e execução de actividades relacionadas com a promoção da leitura e disseminação da colecção.

De momento o SATT conta, para o desenvolvimento do seu fluxo de trabalho, com 19 profissionais que se encontram divididos, de uma forma heterogénea, pelos serviços supra mencionados.

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