7º Aniversário da Biblioteca de Marvila

visita guiada | música | dança

26 de Novembro de 2023 14:00 a 20:00

Imagem com alguns pormenores arquitetónicos da Biblioteca de Marvila.

A Biblioteca de Marvila espera por si no dia 26 de novembro!

Na comemoração do seu 7º aniversário, fazemos a festa de portas abertas, com um programa diversificado e dirigido a públicos de todas as idades, que comemora também a cultura nas suas diferentes valências, como a Biblioteca de Marvila nos habituou.

Com a comunidade neste coletivo de que fazemos parte, prometemos continuar a agitar as águas e a marcar um lugar nas agendas culturais do município.

Venha celebrar connosco!

Programa:

• 14h00 – 20h00 | Pintura de mural
    Pelo artista de arte urbana Luís Santos a.k.a LS, português, nascido e criado em Marvila.
    Local: cafetaria

• 14h30 – 15h30 | Visita guiada à Biblioteca de Marvila
    Por Pedro Torres
    Com animação de vídeo poemas de Cine Povero.
    Sala A eterna criança
    Fernando Pessoa, A. Caeiro – Quando vier a primavera, por Mário Viegas
    Fernando Pessoa, A. Caeiro – Se eu pudesse trincar a terra toda, por P. Lamares,
    Fernando Pessoa. A. Caeiro – Se eu morrer novo, por Mário Viegas
    Sala À procura do tempo perdido
    Camões- “Erros meus, má fortuna, amor ardente” por M. Viegas
    F. Espanca –“Sem remédio” por Eunice Muñoz
    A. Campos – “Adiamento”, por António Abujamara (com gato Tuca)
    Sala O doce pássaro da juventude
    Manoel de Barros – Descobri aos treze anos, Manoel de Barros
    Herberto Hélder – “Bate-me à porta em mim” por Luís Lucas,
    Eugénio de Andrade – “Encostas a face” por Natália Luísa.
    Sugerido para todas as idades.
    Entrada livre mediante reserva para: bib.marvila@cm-lisboa.pt

• 16h00 | Grupo de Cantares “Eira Grande”
    Cantares tradicionais portugueses.
    Os “Eira Grande” é um Grupo misto formado por 28 elementos, todos residentes na freguesia de Marvila, oriundos maioritariamente da região norte de Portugal, que cantam com gosto todo um repertório alargado, desde música sacra, profana e também popular. Apresenta-se numa componente vocal e, sempre que possível, com o intuito de melhor retratar as raízes tradicionais, introduz uma ou outra componente instrumental. E porque Marvila acolhe muitas gentes das Beiras e Trás-os-Montes, propomos (re)criar uma viagem aos sons do povo, às palavras, à natureza, à lavoura, ao pastoreio, aos rebanhos de gado miúdo, aos namoricos e à música que nos vive na alma. É dirigido por Ana Paula Pina.
    Programa – Milho verde, Senhora do Alívio, Meu lírio roxo, Este linho é mourisco, Canção da vindima, Serra da Estrela, A minha saia velhinha – e Hino dos Mineiros.
    Sugerido para todas as idades
    Local: Lagar

• 17h00 | Espetáculo dança “Trabalho de Menino” (auditório) –    LOTAÇÃO ESGOTADA
    Duração: 60 min.
    Classificação etária: M/6
    Entrada livre mediante reserva para: bib.marvila@cm-lisboa.pt

• 18h00 | Parabéns Biblioteca de Marvila

• 19h00 | Espetáculo de rap com o Rato Chinês
    David Cunha a.k.a. Rato – Chinês é marvilense e o modo como se denomina enquanto artista é bem sintomático daquilo que é, mas também foi, o bairro onde hoje está instalada a Biblioteca. “Rato é a sua alcunha desde criança. É assim que aqui na freguesia toda a gente o conhece. O Chinês vem do tempo em que este sítio eram quase só barracas e a estrada era de terra batida: o Bairro Chinês.
    Começou a fazer beat box à porta da escola para a geração mais velha, nesse mesmo ano foi apresentado ao Bairro Alto e o RAP Freestyle veio ao de cima, e desde então tenta pôr por palavras a sua visão do mundo em geral.
    Local: Lagar

O evento decorre no dia 26 de novembro, com início às 14h00, na Biblioteca de Marvila.

Entrada gratuita.

Algumas atividades requerem marcação prévia.

Marcações através do email: bib.marvila@cm-lisboa.pt

26 de Novembro de 2023

Dança, Música, Visitas Guiadas, Outros Eventos