A Memória do Agora

20 de Janeiro de 2022 a 28 de Fevereiro de 2022

Exposição de fotografia com trabalhos dos 10 autores que realizaram o projeto A Memória do Agora – Marvila e que agora é pela primeira vez exposto publicamente.

O projeto A Memória do Agora pretende a preservação da história e da memória num sentido micro criando um registo social de uma comunidade, claramente em transformação mas que conte toda uma história atual, de forma a construir um acervo da comunidade em fotografia e em texto.

Numa altura em que a sociedade de Lisboa se transforma e ganha uma nova identidade, fizemos um registo contemporâneo do agora, um documento de uma comunidade em transformação sustentada na identificação das histórias de vida que compõem o nosso quotidiano. Este registo, fotográfico, tem como objetivo preservar a memória viva da cidade e das histórias da comunidade. Para concretizar este levantamento fotográfico o Movimento de Expressão Fotográfica criou o projeto A Memória do Agora que desafiou fotógrafos a desenvolver um registo fotográfico documental na Freguesia de Marvila. A memória, matéria-prima da história, é fluída, dinâmica, capaz de criar vínculos entre o passado e o presente e está em constante construção.

Para pessoas com idade igual ou superior a 12 anos, a participação nas atividades das BLX está condicionada à apresentação do comprovativo de dose de reforço da vacina, teste COVID negativo ou certificado de recuperação.

20 de Janeiro de 2022
28 de Fevereiro de 2022

Biblioteca Camões
Largo do Calhariz, 17 - 1º Esq.