
- Este evento já decorreu.
Ciclo Horizontes da Ciência
Limites da ciência: do mito de Prometeu à tragédia de Fausto
22 de Novembro de 2023 18:00
Entrada livre
No âmbito do “Ciclos de Conferência: Horizontes da Ciência”, vai decorrer a conferência “Limites da ciência: do mito de Prometeu à tragédia de Fausto“.
O conhecimento científico tem desempenhado um papel central no desenvolvimento das sociedades humanas, particularmente nos dois últimos séculos. Paradoxalmente, o tempo presente é igualmente caracterizado por uma confluência de crises global, em que muitos dos sintomas diagnosticados – mudança climática, esgotamento de recursos, destruição de ecossistemas, redução de biodiversidade, ameaça de guerra nuclear, desigualdades sociais, etc. – são em boa parte consequência das conquistas tecnológicas alicerçadas na ciência. Ou seja, uma boa parte do conhecimento científico que temos disponível não se traduziu em salutar sabedoria de vida, ou em ação política, conducentes à construção de sociedades saudáveis, equilibradas e justas. A fé prometeica nos feitos científicos e na sua extensão moderna – a tecnologia – tem vindo a converter uma via de conhecimento num instrumento de poder, de controlo e de destruição. A ética na prática científica e a responsabilidade social dos cientistas tornaram-se questões secundárias no mundo académico. Existem, no entanto, algumas propostas de práticas científicas alternativas, como a ciência pós-normal, as abordagens integrativas e interdisciplinares ou a ciência cidadã, que poderão reconduzir-nos a um rumo de prosperidade coletiva e a uma nova ideia de humanidade reincorporada no mundo-mais-do-que-humano.
- Orador – Álvaro Fonseca
Entrada livre sujeita à lotação da sala.
Sessão presencial e online.
A conferência decorre no dia 22 de novembro, pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.
E online no seguinte link: https://www.youtube.com/@BLXBibliotecasdeLisboa/streams
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.