Skip to content Skip to footer

A casa da cidadania

O Palacete do Conde de Burnay, construído em finais do séc. XIX, integrava o vasto património imobiliário da família Burnay.

Apesar da sua origem, cedo este edifício abriu portas à comunidade e, na década de 30, albergou a Escola Comercial Ferreira Borges. Em 1961, esta escola testemunhou um dos mais marcantes acontecimentos ocorridos na Alcântara contemporânea. Quase em frente à escola, na então Rua da Creche, é assassinado pela PIDE, o artista plástico e militante antifascista José Dias Coelho, imortalizado por Zeca Afonso na música “A morte saiu à rua” e no topónimo que renomeou a rua.

Atualmente, após obras de recuperação e beneficiação, é com muito orgulho que o nº 29 da Rua José Dias Coelho recebe agora a novíssima Biblioteca de Alcântara. O proje​to de reabilitação é da autoria da arquiteta Margarida Grácio Nunes e foi reconhecido com uma menção honrosa de melhor intervenção de impacto social do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020.

Esta é uma biblioteca feita por pessoas e para pessoas. Ainda estava em obras e já nós andávamos na rua a falar com toda a gente. Imbuídos pela história por detrás do nome da rua e pela essência do topónimo árabe Al-Quantara, que significa a ponte, símbolo de união, fomos partilhar ideias, projetos e desejos das pessoas sobre a biblioteca. Ouvimos, discutimos, sonhámos em conjunto e o resultado é que mesmo antes de inaugurar, a biblioteca já tinha um Teatro Comunitário.

Para além do Teatro Comunitário, a Biblioteca de Alcântara tem um Coro Infantil/Juvenil, desenvolve também o projeto “Vidas e Memórias de Alcântara” (dispondo de uma sala onde se pode encontrar uma coleção dedicada exclusivamente a Lisboa e a Alcântara) e possui ainda uma Galeria que acolhe exposições temporárias de variados artistas e temas.

Queremos ser a sua casa, a Casa da Cidadania. A casa e o jardim! Sim, porque esta casa tem um jardim onde se poderá deixar embalar pelo som da velha fonte de pedra, minuciosamente decorada com conchas, inebriar pelo aroma da alfazema e do jasmim, ou descobrir a magia para lá dos espelhos da escultura de Pedro Croft.

Curioso/a? Saiba como correu a inauguração da nossa biblioteca aqui.

Se quiser saber ainda mais, fale connosco!

Serviços em Destaque

Galeria de Fotos

Localização

Contactos

 Tel: 218 173 730
 Rua José Dias Coelho 27-29, 1300-327 Lisboa

Como Chegar

  Autocarros: 714/ 727/ 728/ 732/ 738/ 760
  Eléctrico: 15E / 18E
  Comboio: Alcântara

Horário desta semana

Próximas Atividades