
Os que foram agora um pouco de mim lá na frente
Exposição
19 de Abril de 2023 18:00 a 2 de Junho de 2023 18:00
Gratuito
Exposição “Os que foram agora um pouco de mim lá na frente” de Diego Garcez.
O trabalho de Diego Garcez revela retratos da sua alma.
Uma alma velha, falhada, bruta, porosa, capaz de abster-se de tudo o que importa. Características que podem ser observadas na marcante mistura de materiais e densa gestualidade.
Os seus retratos denotam a busca por uma identidade perdida ao estabelecer diálogos, repletos de narrativas e sensações, com referências artísticas que o rodeiam.
O seu trabalho como artista plástico, assim como a sua poesia, reflete uma crise de meia–idade, uma crise humana, a crise do homem, o cansaço, a calvície, a crise das instituições tradicionais, a relação pai e filho, mas também apresenta a busca de cura pela arte, pelo drama, auto entendimento e aceitação. Garcez propõe, sobretudo, a construção de um espaço de investigação sensitiva para questões que permeiam a sociedade neste início de século através de uma catarse gestual e estética.
Diego Garcez define-se como ¨poeta e investigador de mundos que não existem, ainda¨. A criação artística, especialmente a partir da poesia, acompanha-o desde muito cedo. Em 2019, mudou-se para Lisboa, montou o seu atelier às margens do Tejo e passou a dedicar-se profissionalmente às artes plásticas e literatura. Desde então, tem participado em diversas exposições no Brasil e em Portugal, onde apresenta desenhos e pinturas atravessados pelas narrativas dos seus poemas.
A exposição estará patente, no horário da biblioteca, de 19 de abril a 2 de junho, na Biblioteca de Alcântara.