Ciclo de colóquios ‘Da Guerra e da Paz’
- Colóquio 1 -
19 de Fevereiro de 2026 18:00 a 20:00
Entrada livre
Ciclo de colóquios: “Da Guerra e da Paz”.
- ‘Colóquio 1‘, por Agostinho Costa (Major General) e José Manuel Rosendo (Jornalista)
‘Da Guerra e da Paz’ é, seguramente, um tema central do nosso tempo, sujeito a ameaças e agressões diárias, a que acrescem enormes campanhas de desinformação e mentira, visando anestesiar e manipular as consciências.
Assistimos diariamente ao atropelo de regras até agora consensuais e à violência dos propósitos assumidos, como se cada um (dos outros) estivesse antecipadamente sujeito aos desmandos da barbárie e do saque.
Como compreender esta situação? Como evitar o seu arrastamento cada dia mais perigoso? Como lutar pelos valores democráticos e de Humanidade? Como lutar pela Paz?
- Palestrantes:
Major-General Agostinho Costa, oriundo da Arma de Infantaria, averba diversos cursos e qualificações na área das Ciências Militares. Ao longo da carreira desempenhou várias funções em Portugal, designadamente nas Tropas Paraquedistas e na GNR e, no estrangeiro, nos Balcãs e na EUROFOR em Itália. É mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa e membro de diversas associações cívicas e think tanks da área da segurança e defesa. Tem dedicado especial atenção ao processo de transição para uma nova ordem internacional multipolar e policêntrica.
É presença frequente no espaço comunicacional através da intervenção pública e de artigos de opinião.
José Manuel Rosendo, 64 anos, Jornalista. Na Antena 1/RTP desde 1993; desde 2003 a fazer reportagens no Médio Oriente; Correspondente da RTP em França de 2021 a 2024; Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa com uma dissertação sobre a Ascensão e Queda da Irmandade Muçulmana pós-Moubarak.
- Organização: Associação Bento Jesus Caraça
- Coordenação: Alfredo Caldeira
Dia 19 fevereiro, 18h00, na Biblioteca Palácio Galveias.
Entrada livre.
[imagem gráfica elaborada pela entidade dinamizadora da iniciativa]
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais. Uma vez disponibilizados online, os dados pessoais são suscetíveis de serem reutilizados e difundidos por terceiros.



