
- Este evento já decorreu.
Ciclo de colóquios sobre Interdisciplinaridade e Inteligência Artificial | Território, assimetrias e bem-estar
6 de Março de 2025 18:00 a 19:30
Entrada livre
Colóquio sob o tema “Território, assimetrias e bem-estar” por Manuel Brandão Alves.
- Organização:
ABJC (Associação Bento de Jesus Caraça)
- Coordenação:
Mário Teles
- Pessoa convidada:
Manuel Brandão Alves
Manuel Brandão Alves – Professor Catedrático de Economia (em 1995, aposentado em 2007), na Universidade de Lisboa, (ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão); Agregado (1994) e Doutor (1987) em Economia, no ISEG, Universidade Técnica de Lisboa; Curso de doutoramento em economia pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne); Especialista em Economia do Desenvolvimento pelo Instituto de Estudos do Desenvolvimento Económico e Social da Universidade de Paris; Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1966). Lecionou e desenvolveu atividade científica e pedagógica em várias instituições universitárias, nas áreas da Economia, Regional, Urbana e do Território, da Economia do Planeamento e da Economia do Desenvolvimento. Coordenou o Mestrado em Planeamento Regional e Urbano da Universidade Técnica de Lisboa.
Sumário do colóquio:
- Conceitos
- O bem-estar e o território
- O bem-estar e as assimetrias
O modo como é entendido e transformado o território condiciona os resultados que podem ser esperados para o bem-estar das suas populações. Identicamente, o nível de assimetrias verificadas nesse território, do ponto de vista pessoal, funcional, recursos, distribuição de rendimentos e outros é fator determinante da sua dinâmica de desenvolvimento. A boa compreensão destas interdependências é imprescindível para se poder intervir e obter os melhores resultados e a maior sustentabilidade da dinâmica de desenvolvimento de um território.
A sessão realiza-se no dia 6 de março, pelas 18h00, na Biblioteca Palácio Galveias.
Entrada livre.
[imagem gráfica elaborada pela entidade dinamizadora da iniciativa]
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.