Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

« All Eventos

  • Este evento já decorreu.

Exposição Império do Medo

19 Abril @ 10:00 - 14 Maio @ 17:00

Até ao dia 14 de maio poderá visitar na Biblioteca de Alcântara a exposição “Império do Medo”, inaugurada online a 15 de janeiro de 2021.

 
No âmbito desta exposição, decorrerá na quinta-feira, dia 22 de Abril às 18h, uma conversa sobre “Racismo Estrutural” que contará com as oradoras Catarina Marcelino e Isabel do Carmo e com o moderador António Brito Guterres.
 
As inscrições deverão realizar-se através de bib.alcantara@cm-lisboa.pt
 

A chegada dos portugueses a África abre a exposição “Império do Medo”, que nos remete para a tomada de Ceuta, em 1415, e o início das viagens de exploração, através da costa africana, definindo mercadorias capazes de “rentabilizar o empreendimento”: ouro, marfim, almíscar, malagueta, … e escravos. Para o efeito, foram instalados entrepostos comerciais em lugares estratégicos, reforçando a presença dominante e exclusiva que lhe fora conferida pela Santa Sé.

A exploração da costa africana, comporta um mundo de novos produtos e de uma nova mercadoria “escravizada”, dando lugar a novas relações comerciais e de domínio.

Os negreiros recorriam na tomada de escravos a intermediários locais que garantiam o abastecimento da “mercadoria – escravo” e o seu transporte até aos navios que os haviam de levar para as Américas.

Até 1650, existe um exclusivo ibérico do tráfico negreiro, em que os navios portugueses e espanhóis transportaram para o Novo Mundo cerca de um milhão de escravos.

Entre 1650 e 1800, as várias potências europeias deportaram para as Américas mais de 7,7 milhões de escravos, dos quais três milhões pelo Reino Unido.

Detalhes

Início:
19 Abril @ 10:00
Fim:
14 Maio @ 17:00
Categorias de Evento:
,

Outro

Tipo de Público
Adultos
Tipo de Actividade
Exposição

Local

Biblioteca de Alcântara
Rua José Dias Coelho, 27-29
Lisboa, 1300-327 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
218 173 730
Site:
https://blx.cm-lisboa.pt/biblioteca-de-alcantara/