Mais de 10.000 anos de História | Intervenção arqueológica nos terrenos da antiga Feira Popular de Lisboa
conferência
29 de Novembro de 2024 18:00 a 19:30
Entrada livreNa zona de Entrecampos, a orografia e a existência de várias linhas de água permitiram, ao longo dos tempos, a instalação de várias comunidades humanas.
As escavações nos terrenos da antiga Feira Popular de Lisboa comprovam isso mesmo.
Desde cedo, esta zona, hoje integrante da cidade de Lisboa, foi escolhida para assentamentos humanos. Os vestígios mais antigos, correspondem a concentrações diversas de materiais líticos descontextualizados inseridos no Paleolítico Inferior/Médio e contextos de ocupação do Mesolítico Antigo, resquícios das vivências de comunidades de caçadores-recolectores que deambularam por estas paragens. A estes, juntam-se testemunhos materiais da pré-história recente (Neolítico/Calcolítico) e mais tarde do período romano, que permitem caracterizar diversas fases do processo de fixação das populações, com consequente domínio e humanização do espaço envolvente.
Foram ainda identificados testemunhos de ocupações durante a época moderna e contemporânea, esta última mais expressiva, marcada por antigas quintas e assentamentos de caracter rural.
- Dinamizado por: CAL| BMPG| Empresa Neoépica
A sessão terá lugar no dia 29 de novembro, pelas 18h, na Biblioteca Palácio Galveias.
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
[imagem gráfica elaborada pela entidade dinamizadora da iniciativa]
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.