- Este evento já decorreu.
Arquiteturas de há 5.000 anos na Estremadura
- conferência -
15 de Setembro de 2025 18:30 a 19:30
Entrada livreConferência ‘Arquiteturas de há 5.000 anos na Estremadura’, por Carlos Didelet, arqueólogo do Centro de Arqueologia de Lisboa / CML.
Da experiência obtida desde 2015, nas diversas apresentações públicas referentes ao projeto da “Pré-história de Lisboa e o seu contexto Estremenho”, tem sido notório a necessidade de saber como divulgar e comunicar com o público em geral. É assim “quase” imperioso que se divulgue um período pouco falado do passado lisboeta que teve um impacto significativo na paisagem e que em alguns casos a modificou de forma permanente. Só dando a conhecer a história de um local é que podemos estabelecer ligações de memórias perdidas.
Interagir com o público através de perguntas e respostas, debates e discussões abertas também promove um ambiente de aprendizagem ativa e participativa.
Ao comunicar ciência, os cientistas e divulgadores devem ser empáticos e ouvir as preocupações e dúvidas do público, criando um diálogo bidirecional que fomente a educação e a consciência acerca da proteção do património.
Sendo o tema deste ano “Património Arquitetónico: admirar e visitar edifícios excecionais ou criações arquitetónicas invulgares”, é tanto mais relevante quanto alerta a sociedade para o papel fundamental da divulgação científica e o combate à “iliteracia patrimonial” (ICOMOS), o Centro de Arqueologia de Lisboa (CAL), em colaboração com a Biblioteca Palácio Galveias, irá apresentar palestra acerca da importância da Pré-história da cidade de Lisboa e a necessidade de preservar este testemunho de um passado longínquo.
Dia 15 setembro, 18h30, na Biblioteca Palácio Galveias.
Entrada livre.
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.


