- Este evento já decorreu.
Clube de Leitura LGBTI+
- Alice Walker -
27 de Outubro de 2025 18:30 a 20:00
Entrada livre
O clube de leitura LGBTI+ resulta de uma parceria com a ILGA Portugal e pretende, através da leitura e da troca de ideias, promover a tomada de consciência, a compreensão e o respeito pela comunidade LGBTI+ nas Bibliotecas de Lisboa e na sociedade em geral.
É um espaço seguro e acolhedor para discutir e explorar obras literárias que abordam a diversidade sexual e de género.
- Tema da sessão: Saúde Mental / Coming Out
- Titulo da obra : ‘A Cor Púrpura’ de Alice Walker
A história tem como pano de fundo o racismo no sul dos Estados Unidos, o machismo, o patriarcado, a amizade, o amor, o desamor, as carências educacionais para as mulheres, entres outros temas.
- Pessoa convidada: Luísa Semedo
Luísa Semedo é doutorada em Filosofia (especialidade Política e Ética) pela Universidade Paris-Sorbonne. Lecionou a cadeira “Criação e Gestão de Associações e ONGs” na Universidade Clermont-Auvergne e foi professora de Filosofia no ensino secundário.
Dirigiu várias associações, nomeadamente a Coordenação das Coletividades Portuguesas em França (CCPF).
Foi conselheira no Conselho das Comunidades Portuguesas e presidenta do Conselho Regional Europa do CCP. Participou em várias antologias de contos e publicou o romance “O Canto da Moreia” em 2019 (Coolbooks/Porto Editora). Traduziu para francês o livro de Valter Hugo Mãe “O paraíso são os outros/Le paradis c’est les autres” (2021, Éditions Otium).
Participou no livro coletivo “Boubaker Adjali l’africain” (2022, Éditions Otium). Foi cronista na Rádio Alfa e colaborou com o Lusojornal e a revista CapMag. Assina uma crónica quinzenal no jornal Público desde 2022.
Faz, atualmente, investigação sobre o tema AfroQueer e colabora com o Quir Research Hub da Universidade de Lisboa.
Informações adicionais:
- Dinamização: João Paiva e Serviço de Inclusão da DRB
- Parceria: ILGA Portugal
Dia 27 outubro, 18h30, na Biblioteca de Marvila.
Entrada livre.
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.


