Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

« All Eventos

Lisboa sem idade : campanha de combate ao idadismo

- exposição de fotografia -

2 de Fevereiro de 2026 10:00 a 27 de Fevereiro de 2026 18:00

Entrada livre
Imagem de uma das fotos da exposição.

O idadismo – discriminação com base na idade – é um fenómeno ainda presente nas diferentes sociedades, com consequências reais na saúde mental de todos, podendo afetar tanto jovens como pessoas mais velhas.

No entanto, o seu impacto tende a ser particularmente negativo entre os adultos mais velhos, frequentemente alvo de estereótipos injustos que os associam à inatividade, à perda de utilidade social, à falta de atratividade ou à dependência.

Com o objetivo de desconstruir estes preconceitos e promover uma nova visão sobre o envelhecimento, o Município de Lisboa desafiou a EPI – Escola Profissional de Imagem a desenvolver uma campanha de sensibilização para o combate ao idadismo.

Deste desafio nasceu ‘Lisboa sem idade’, uma campanha com uma exposição itinerante de fotografia e vídeo, criada por alunos do 2.º ano dos cursos de Multimédia, Fotografia e Design e Comunicação Gráfica.

Ao longo de várias semanas, os alunos mergulharam neste tema através de um projeto interdisciplinar que envolveu pesquisa, reflexão e diferentes exercícios criativos.

O resultado é uma coleção de olhares frescos e sensíveis sobre a vivência e riqueza da idade, que convida à empatia, ao respeito e à reflexão.

 

 

 

Patente, no horário de funcionamento, de 2 a 27 fevereiro, na Biblioteca da Penha de França.

Entrada livre.

 

 

Créditos das fotografias: ©Alunos da EPI (Escola Profissional de Imagem)

No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais. Uma vez disponibilizados online, os dados pessoais são suscetíveis de serem reutilizados e difundidos por terceiros.

Detalhes

Início:
2 de Fevereiro de 2026 10:00
Fim:
27 de Fevereiro de 2026 18:00
Custo:
Entrada livre
Categoria de Evento:

Local

Biblioteca da Penha de França
Rua Francisco Pedro Curado, 6-A
Lisboa, 1170-139 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
218 172 410
Site:
https://blx.cm-lisboa.pt/biblioteca-da-penha-de-franca/

Outro

Tipo de Público
Geral
Tipo de Atividade
Exposição