Clube de leitura ‘Mulheres escritoras’
- Carla Madeira -
25 de Fevereiro de 2026 18:00 a 19:30
Gratuito“Durante demasiado tempo, a literatura foi um território circunscrito, e nós (…) sistematicamente afastadas do espaço mediático, ignoradas nos currículos escolares, arrumadas em géneros literários considerados menores. Fomos notas de rodapé, musas involuntárias, as «mulheres de». É hora de tomarmos a palavra.”
Assim inicia o Manifesto do Clube das Mulheres Escritoras, um grupo de escritoras portuguesas que se juntou para dar visibilidade à literatura contemporânea escrita por mulheres.
E porque cremos que há mulheres que conquistaram um espaço de prestígio na literatura, o Clube de Leitura da Biblioteca Orlando Ribeiro propõe para 2026 títulos escritos por mulheres que mostram o seu valor inestimável através dos seus livros.
- Sessão sobre o livro “Tudo é rio” de Carla Madeira.
Lucy é a prostituta mais concorrida da cidade. Dalva, por contraste, é de origem familiar e muito tradicional, mulher de Venâncio, senhor de uns ciúmes doentios.
Lucy e o casal, Dalva e Venâncio, protagonizam um triângulo amoroso que se afasta dos lugares-comuns dos romances e nos faz questionar, sob formas surpreendentemente originais, quais os verdadeiros limites do perdão, até onde pode ir a intensidade de um amor, de que valores se reveste a importância da família e, acima de qualquer outra coisa nesta história, quão forte ou fraca pode ser a afeição entre mulheres.
- Dinamizado por: Esmeraldina Sequeira, Rute Teixeira e Susana Lé
- Entrada gratuita e mediante marcação prévia
- Contacto para marcação: bib.oribeiro@cm-lisboa.pt
Dia 25 fevereiro, 18h00, na Biblioteca Orlando Ribeiro.
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais. Uma vez disponibilizados online, os dados pessoais são suscetíveis de serem reutilizados e difundidos por terceiros.



