Fiadeiras de Histórias
Nas Bibliotecas há meadas de livros cheios de histórias fantásticas sem conta, ilustrações incríveis que saem dos lápis de artistas, personagens surpreendentes que inspiram e cativam e cenários de sonho à espera de serem descobertos. Nas Bibliotecas há muito espaço para dar largas à imaginação e descobrir que o faz-de-conta é do melhor que temos no mundo.
Do “Era uma vez…” ao “Há muito, muito tempo atrás…” todas as histórias tem um princípio, um fio que as guia, da primeira à última linha. E quando as linhas se cruzam e se baralham, as palavras e as imagens levam-nos por percursos de criatividade, descoberta e muita diversão. Os fios ligam-se e entrelaçam-se para que no final de cada história surja outra ainda mais mágica. E, quem sabe, outra e outra história…
As Fiadeiras de histórias são um projeto transversal em toda a Rede de Bibliotecas de Lisboa, dinamizado pelas mediadoras de leitura do Núcleo de Programação e Mediação. A partir de escolhas bibliográficas criteriosas, são selecionados os temas, os títulos e as dinâmicas tendo em conta a faixa etária do seu público-alvo. As Fiadeiras de histórias são dirigidas a bebés e crianças de todas as idades, suas famílias e escolas, todos estão convidados.
Promovemos uma ampla oferta de atividades em torno destas histórias, em todas as Bibliotecas de Lisboa, visando consolidar e alargar o desenvolvimento das competências e hábitos de leitura e de escrita dos portugueses em geral e dos lisboetas em particular, envolvendo as áreas da educação, cultura, ciência, artes e tecnologia.
Bibliotecas moram histórias, imagens, personagens, cenários.