Skip to content Skip to footer

Uma viagem de descoberta

A Biblioteca Orlando Ribeiro, situada no Solar da Nora, em pleno centro histórico de Telheiras, permite vislumbrar os primeiros tempos deste bairro, que começou por ser uma aldeia. Inaugurada em 2003, a biblioteca presta homenagem ao geógrafo que, em tempos de opressão, se ocupou em revelar a importância da diversidade.

Inspirados por este homem, conhecido também pelos seus diários de campo, a sua imensa coleção fotográfica e o seu amor pela música, podemos descobrir nas estantes desta biblioteca uma boa coleção de livros de geografia e de viagens, de fotografia, bem como a delícia dos melómanos: o Serviço de Fonoteca da Rede BLX, com um catálogo único composto por cerca de 22.000 CD e DVD de todas as categorias musicais.

Observe os detalhes do edifício e a forma como este funde a memória e a modernidade, como por exemplo na ponte coberta que liga a construção senhorial e o edifício moderno, no efeito cénico provocado pela integração da maquinaria da nora e do poço no hall da biblioteca, nos painéis de azulejos do sec. XVIII ou nos elementos escultóricos em cantaria, nos vestígios de frescos. No pátio da biblioteca, um maravilhoso painel de azulejos intitulado “Festa”, de autoria da ilustradora Maria Keil.

Quer saber mais? Fale connosco!

Serviços em Destaque

Galeria de Fotos

Localização

Contactos

Como Chegar

  •   Autocarros: 747 / 767 / 778
  •   Metro: Telheiras

Horário desta semana

Próximas Atividades

Biblioteca em Números