Fundo Histórico da Hemeroteca Municipal de Lisboa
Constituído por centenas de títulos de periódicos (jornais, gazetas, revistas, almanaques e anuários), nacionais e estrangeiros, publicados entre 1715 e 1931, este é um fundo de grande valor histórico e cultural, reunindo fontes impressas relevantes para o estudo de Portugal nos séculos XVIII, XIX e início do sec. XX.
Nas suas páginas encontrará uma enorme diversidade de elementos como a iconografia, a publicidade, o humor, os textos de opinião sobre a sociedade, cultura e política, que nos contam histórias sobre estas épocas. Um olhar atento descobrirá ainda elementos paralelos, como as notas de censura e as suas alterações ao longo dos anos.
Este fundo foi formado através da incorporação dos fundos dispersos da Câmara Municipal de Lisboa, anteriores a 1931, de duplicados da Biblioteca Nacional de Portugal, de ofertas e doações de particulares, de compras aos alfarrabistas e da incorporação das publicações em série provenientes da Biblioteca Popular de Lisboa, extinta em 2001.
O seu exemplar mais antigo, a Gazeta de Lisboa, data de 15 de agosto de 1715.
Alguns exemplares de periódicos como o “O Xuão: semanario de caricaturas” (1881-1935), “Os ridículos” (1862-1930), “Illustração portugueza” (1903-1993) ou o “Archivo pittoresco: semanário ilustrado” (1857-1868), entre outros, estão disponíveis na Hemeroteca Digital.
Condições de acesso: Acesso condicionado na Hemeroteca Municipal de Lisboa, estando os pedidos de consulta local sujeitos a autorização.
Contacto: Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel: 218 172 430
Email: hemeroteca@cm-lisboa.pt