À roda do disco
- 'Epopeia' por Filarmónica Fraude -
20 de Janeiro de 2026 18:00 a 19:30
Gratuito
Ir para casa de um amigo para ouvir um disco é algo que todos fizemos na adolescência, nos finais de tarde depois das aulas, aquele encanto que ainda não sabíamos que era um encanto: pegar no disco, contemplar a capa, limpar o pó à grande rodela negra e pousar sobre ela a agulha.
Fosse no negro vinil ou em plástico prateado, ouvir um disco do princípio ao fim, seguir o alinhamento, cantarolar por cima as letras e falar sobre as emoções que a música nos evocava é um hábito que se perdeu com a música disponível na Internet e com o individualismo dos dispositivos móveis.
Na atividade “À roda do disco” recuperamos esse prazer antigo, tão simples, de nos reunirmos para ouvirmos um disco e falarmos sobre ele. Só porque sim.
- Sessão sobre o disco ‘Epopeia‘ por Filarmónica Fraude
Com uma carreira meteórica, que durou apenas dois anos, os Filarmónica Fraude lançaram em 1969 o seu único álbum, que foi uma pedrada no charco da música portuguesa, quer pelas letras cheias de críticas veladas à Guerra Colonial, que então decorria, quer pela música folk rock, quer ainda pela capa “psicadélica”, na linha das capas da Pop britânica do final da década de sessenta.
“Epopeia” reveste as raízes da música tradicional portuguesa com uma sonoridade pop, de uma forma até então inédita. O enorme sucesso que o LP obteve deixou melodias que muitos, hoje, conhecem mas não sabem identificar.
Outras informações:
- Dinamizado por: Maria Clara Assunção (BLx)
- Sugerido para pessoas jovens e adultas
- Entrada gratuita e com marcação prévia
- Contacto para marcação: bib.oribeiro@cm-lisboa.pt
Dia 20 janeiro, 18h00, na Biblioteca Orlando Ribeiro.
Créditos da imagem: ©Lídia Martinez
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais. Uma vez disponibilizados online, os dados pessoais são suscetíveis de serem reutilizados e difundidos por terceiros.


