- Este evento já decorreu.
A voz de Joly Braga Santos
música coral
14 de Setembro de 2024 19:00 a 20:00
Entrada livreProjeto que nos presenteia com música vocal raramente ouvida, criada por três grandes mestres da música portuguesa, Freitas Branco, Joly Braga Santos e Alexandre Delgado.
“A Voz de Joly Braga Santos” faz parte de um projeto que destaca as obras de uma das principais figuras da música portuguesa do século XX.
Como acontece com muitos outros compositores, a música para coro a cappella e as canções para voz e piano de Braga Santos são menos conhecidas do que as suas obras de grande escala; injustamente, pois demonstram algumas das suas expressões mais pessoais.
O programa desta noite celebra o 5º centenário do nascimento de Camões e o centenário do nascimento de Joly Braga Santos.
Apresenta também uma obra recente do compositor contemporâneo português, César Viana, dedicada ao ZAVE e celebra a poesia de grandes poetas portugueses e espanhóis, incluindo Calderón de la Barca e Camões.
Apresentaremos esta música no contexto de três obras do Renascimento Ibérico, repertório que teve uma enorme influência no desenvolvimento musical de Joly Braga Santos e César Viana. Os 6 Madrigais Camonianos de César Viana escritos para a ópera “O Último Canto – Camões e o Destino”, foram apresentados pela primeira vez no 10 de junho deste ano, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Joly Braga Santos escolheu textos castelhanos para este conjunto de cinco madrigais; textos anônimos famosos ao lado do poema Cantarcillo de Calderón.
Encerramos com a sua simples, mas bela obra, “Sete anos de pastor Jacob servia”, sobre palavras de Camões.
Ficha artística:
- Coro ZÁVE – ZêzereArts Vocal Ensemble
Daniela Matos, Luísa Matos, Laura Martins, Alice Vieira, Aoife Hiney, Nélia Gonçalves, Fernando Guimarães, Paolo Davolio, Luís António Freitas, Luís Rendas Pereira - Direção:
maestro Brian MacKay
- Sugerido para maiores de 6 anos.
O evento terá lugar no dia 14 de setembro, com início pelas 19h00, na Biblioteca de Marvila.
Entrada livre.
[imagem gráfica elaborada pela entidade dinamizadora da iniciativa]
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.