Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

« All Eventos

Ciclo de colóquios ‘Da Guerra e da Paz’

- Colóquio 2 -

26 de Fevereiro de 2026 18:00 a 20:00

Entrada livre
Imagem com o retrato dos palestrantes.

Ciclo de colóquios: “Da Guerra e da Paz”.

 

  • Colóquio 2‘, por Francisco Seixas da Costa e Pedro Bacelar de Vasconcelos.

Estamos a entrar num tempo de guerra e de submissão efetiva dos povos e dos seus dirigentes. A Paz está em risco. O atropelo das regras até agora consensuais e a violência belicista imperante não auguram um caminho fácil para a resolução pacífica dos conflitos ou mesmo das diferenças. E, no entanto, a Paz é possível.
Damos voz a experiências que partilharam a busca e a construção de soluções.

 

  • Palestrantes:

Francisco Seixas da Costa nasceu em Vila Real e licenciou-se em Ciências Sociais e Políticas em Lisboa. Trabalhou num banco e numa empresa de publicidade. Esteve fardado no 25 de Abril. Foi diplomata durante cerca de quatro décadas, tendo sido, nomeadamente, embaixador nas Nações Unidas, na OSCE, no Brasil, em França e na Unesco, depois de passar por Oslo, Luanda e Londres. Foi secretário de Estado dos Assuntos Europeus, em dois governos socialistas. Chefiou o Centro Norte- Sul, do Conselho da Europa. Desde 2013, é consultor estratégico e membro dos corpos sociais de empresas no setor privado. Deu aulas em universidades, foi colunista em jornais, escreveu alguns livros e comentou em televisões sobre temas internacionais.

Pedro Carlos da Silva Bacelar de Vasconcelos é natural da cidade do Porto, Doutor em Direito – Ciências Jurídico-Políticas – pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Professor Jubilado de Direito Público na Escola de Direito da Universidade do Minho. Foi deputado à Assembleia da República, Presidente da 1ª Comissão Parlamentar (Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias) e Presidente da Delegação Portuguesa na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Foi Governador Civil do Distrito de Braga (1995/99). Desempenhou altas funções internacionais ao serviço da ONU, da UE, e do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Atualmente, é consultor jurídico do Governo da República de Timor-Leste.

 

 

Dia 26 fevereiro, 18h00, na Biblioteca Palácio Galveias.

Entrada livre.

 

[imagem gráfica elaborada pela entidade dinamizadora da iniciativa]

No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais. Uma vez disponibilizados online, os dados pessoais são suscetíveis de serem reutilizados e difundidos por terceiros.

Detalhes

Data:
26 de Fevereiro de 2026
Hora:
18:00 a 20:00
Custo:
Entrada livre
Categoria de Evento:

Local

Biblioteca Palácio Galveias
Campo Pequeno
Lisboa, 1049-046 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
218 173 090
Site:
https://blx.cm-lisboa.pt/biblioteca-palacio-galveias/#contactos

Outro

Tipo de Público
Adultos
Tipo de Atividade
Conferências/Debates/Palestras