
Ciclo Horizontes da Ciência | A Ciência e a Arte, de mãos dadas para a preservação do património cultural
9 de Abril de 2025 18:00 a 19:30
Entrada livre
No âmbito do “Ciclo de Conferências: Horizontes da Ciência”, vai decorrer a conferência “A Ciência e a Arte, de mãos dadas para a preservação do património cultural“.
Iniciamos com o pintor Amadeo de Souza-Cardoso, um personagem singular e os desafios à identificação das suas obras, que incluem a peritagem. A partir daí entramos no desafiante mundo dos corantes naturais.
Partimos de uma planta nativa de Portugal, Chrozophora tinctoria, e da relevância dos seus extratos na medicina e na arte.
Terminamos com o saber fazer dos antigos tintureiros do século XVIII, unindo a arte, a história e a ciência para a otimização de formulações históricas.
- Pessoa convidada: Maria João Melo
Maria João Melo é Professora Catedrática no Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Nova de Lisboa, onde é responsável pelo Laboratório Científico e coordenadora do Programa de Doutoramento em Conservação e Restauro. É ainda investigadora do Laboratório Associado para a Química Verde Requimte e membro associado do Instituto de Estudos Medievais da FCSH/UNL. Neste Laboratório Associado, lidera a linha temática em Herança Cultural.
Entrada livre sujeita à lotação da sala.
Sessão presencial e online.
A conferência decorre no dia 9 abril, com início às 18h00, na Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho.
E online no seguinte link: https://www.youtube.com/@BLXBibliotecasdeLisboa/streams
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.