- Este evento já decorreu.
Clube de Leitura Heureka | Clássicos em Diálogo: Democracia e Liberdade na Antiguidade
14 de Janeiro de 2025 20:00
Entrada livreSessão sobre “Clássicos em Diálogo: Democracia e Liberdade na Antiguidade” com o Professor Doutor José Pedro Serra.
O termo “democracia” remete para o alargado contexto (político, social, filosófico, cultural) da Atenas do século V a.C..
Momento fundador, a ele se tem regressado desde a modernidade, problematizando-o e interrogando-o, na demanda de uma inspiração para a construção de uma sociedade mais harmoniosa. Já a questão da “liberdade” atravessa toda a cultura grega, afirmando-se como uma das questões centrais do teatro, da filosofia, da religião e do pensamento político.
Nesta breve reflexão, procuraremos atender à questão concreta da “democracia ateniense”, mas também a alguns elementos decisivos que, porventura relacionados com a polis, ultrapassam o horizonte político.
Organização:
Coordenação:
- Deng Yuanying, José Maurício, Ana Alexandra Alves de Sousa, Cristina Abranches Guerreiro, Carlos Liz
A sessão terá lugar no dia 14 de janeiro, pelas 18h30, na Biblioteca Palácio Galveias.
Entrada livre.
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.