Festival CriaSons IV

teatro e música | Entre Quatro Paredes

21 de Janeiro de 2024 19:00 a 21:00

Fotografia de um grupo de músicos de câmara. A foto é da autoria do Festival CriaSons.

O Festival CriaSons, produzido pela Musicamera Produções, é um festival dedicado às tendências da música de câmara portuguesa contemporânea.

Nesta edição, a Musicamera Produções tem para si o Programa “Entre Quatro Paredes”.
Uma noite de Teatro-Música com obras de Rui Antunes “Pensar é Estar Doente dos Olhos” e João Ricardo “Vivos até à Morte”, que prometem uma viagem emocional através da fusão entre música e performance teatral.

Ficha artística:

• Pensar é estar doente dos olhos
    Criação musical – Rui Antunes
    Barítono – Diogo Mendes
    Violoncelo – Catherine Strynckx

“Pensar é estar doente dos olhos”: Esta é uma pequena viagem que pretende a aceitação e normalização do nosso ser emocional enquanto humanos. O conceito dramático geral da peça é uma alternância entre os momentos nos quais que a música fixa o tempo teatral (momentos operáticos, próximos das Arias tradicionais), momentos puramente teatrais (sem música), e outros momentos também de natureza teatral, mas para os quais é proposto um material musical mas sem duração fixa.

• Vivos até à morte
    Criação musical – João Ricardo
    Texto – Rosário Costa
    Quarteto Lopes-Graça
    Barítono / narrador – Diogo Mendes
    Bailarinos – TBA
    Encenador – Élio Correia
    Direção Musical – Brian MacKay
    Iluminista – Anabela Gaspar
    Vídeo – André Roma
    Produção – Musicamera Produções

“Vivos até à morte”: Tendo em consideração a ligação da vila de Alenquer com o compositor João Ricardo e com a investigadora Rosário Costa, o tema para esta obra surge como consequência dos ainda relevantes atos cometidos pela inquisição, bem como uma homenagem às suas vítimas. O espetáculo, com uma duração total de cerca de 30 minutos, está pensado para um ensemble constituído por 1 tenor/narrador, 2 bailarinos e um quarteto de cordas. A obra musical que acompanha esta submissão – 9 Interlúdios sobre um Inferno – são pequenos interlúdios entre as várias cenas.

O espetáculo terá lugar no dia 21 de janeiro, com início às 19h00, na Biblioteca de Marvila.

Fotografia © Festival CriaSons

21 de Janeiro de 2024