Frações da Alma
- apresentação do livro -
7 de Fevereiro de 2026 16:00 a 17:30
Entrada livre
Apresentação do livro “Frações da Alma”, de Etivaldo Camala.
Sebastião e Eliane conheceram-se em Cabo Verde e, em busca de uma vida melhor, emigraram para Portugal, trazendo na bagagem não apenas as suas roupas e sonhos, mas também o peso da história, da tradição e de uma identidade que teima em resistir.
‘Frações da Alma‘ é um romance comovente e inspirador sobre identidade, resiliência e justiça.
Uma história que mostra que integrar-se não significa esquecer quem se é, e que, mesmo longe da terra natal, é possível manter vivas as raízes e alcançar a felicidade junto de quem mais amamos.
Etivaldo Camala nasceu em 1996, no norte da Guiné-Bissau na pequena cidade de Bula. Em 2013, aos 16 anos, imigrou para Portugal. Tem formação em cinema na área da realização e argumento e o curso de interpretação.
Participou como ator em peças de teatro e filmes. Editou um livro de contos e uma autobiografia.
Este seu primeiro romance é uma história sobre identidade, resiliência e justiça, que mostra que integrar-se não significa esquecer quem se é, e que, mesmo longe da terra natal, é possível manter vivas as raízes e alcançar a felicidade junto de quem mais amamos.
Autor das obras: “Os Dias Eram Assim” (2019) e “Amor e Guerra” (2020), ambas pela Chiado Books.
Em 2022 teve a sua primeira experiência como realizador, ao escrever em dirigir o filme “Éramos4por3” e em 2023 as curtas-metragens “Ratos de Porão” e “Agora, lá fora”. Em 2023, como ator profissional, fez parte do elenco da peça “Desflorar” e em 2024 participou no filme “Banzo”.
Membro da direção da Associação BaticAmigo sediada em Marvila, onde coordena alguns projetos sociais.
- Dinamizado por: Art.Kulandô
Dia 7 fevereiro, 16h00, na Biblioteca da Penha de França.
Entrada livre.
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais. Uma vez disponibilizados online, os dados pessoais são suscetíveis de serem reutilizados e difundidos por terceiros.

