João Taborda Portuguese Salon

exposição

19 de Julho de 2024 18:30 a 30 de Agosto de 2024 18:00

Entrada livre
Imagem com fotografia a cores de uma caravana na Mongólia. Autoria de João Taborda.

2ª Edição do Concurso Internacional de Fotografia e Exposição com organização e coordenação de Fátima Caeiro Taborda.

João Taborda nasceu em Lisboa a 19 de julho de 1950. Conceituado pneumologista, revelou desde muito cedo uma grande paixão e um talento especial para a Arte Fotográfica: «o gosto pela fotografia surgiu na adolescência, com o pai e o avô, detentor de um laboratório, embora no início da carreira passasse meses sem fotografar, porque o exercício da Medicina o ocupava “de manhã à noite”», diria em 2017 em entrevista à agência Lusa.

Fez parte da direção da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, de 1990 a 1993, ganhou o Grande Prémio de Arte Fotográfica do Diário de Notícias, em 1992 e 1993, e fez parte do júri de vários salões de fotografia, nacionais e internacionais. Procurou sempre “uma fotografia humanizada”, “numa linha que passa pelo cérebro, pelo olhar e pelo coração”, citando Henri Cartier Bresson, uma das suas principais referências.

Realizou mais de 40 exposições fotográficas a nível nacional e internacional. Ganhou mais de 800 prémios e distinções, nos cinco continentes, dos quais mais de 150 medalhas de ouro: mais de 40 medalhas de Ouro PSA (Sociedade Americana de Fotografia), mais de 30 medalhas de Ouro FIAP (Federação Internacional de Arte Fotográfica) e 12 medalhas de Ouro UPI/GPU (União Global de Fotógrafos). Artista de Excelência da Federação Internacional de Arte Fotográfica (EFIAP) desde 2012. Em Janeiro de 2019, foi-lhe sido atribuído o titulo de Master da Sociedade Americana de Fotografia (Master PSA).
Muitas das suas fotografias encontram-se nos vários serviços do Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital Pulido Valente e Hospital de Santa Maria).
A 14 de dezembro de 2019, foi inaugurada, com a sua presença, no salão nobre do Hospital do Mar, em Sesimbra, a sua derradeira exposição que seria apresentada, no mês seguinte, na Biblioteca Municipal de Sesimbra mas à qual já não pode comparecer. Pelo seu contributo como médico, fotógrafo e cidadão exemplar, e uma genuína paixão por Sesimbra, onde morava, a Câmara Municipal decidiu atribuir-lhe o Medalhão da Vila de Sesimbra na cerimónia de inauguração.
Faleceu a 24 de Janeiro de 2020. Cinco dias após o seu falecimento, foi distinguido pelo Rotary Clube de Sesimbra como “Profissional do Ano de 2019 pela sua carreira fotográfica”, em Novembro de 2021 foi lançado o livro “João Taborda : um fotógrafo humanista”.

Inauguração no dia 19 de julho, pelas 18h30.

Exposição patente, no horário da biblioteca, de 19 julho a 30 agosto, na Biblioteca Palácio Galveias.

Foto: © João Taborda (“The night caravane”, Mongólia, janeiro 2028)

19 de Julho de 2024 18:30
30 de Agosto de 2024 18:00