Laboratório para Pessoas Insubmissas

Atividade de mediação

13 de Janeiro de 2024 10:00 a 20 de Janeiro de 2024 13:00

Fotografia a preto e branco com três mulheres, da autoria de Além Mundus.

Laboratório para Pessoas Insubmissas – Atividade de Mediação‘ com as formadoras Carolina Serrão, Sofia Estriga e Carolina Campanela.

Como podemos cruzar arte e ativismo? De que forma podemos refletir sobre esta hibridação? O presente laboratório pretende, através do cruzamento entre a arte e o ativismo, ser uma ação de consciencialização sobre a premência da igualdade de género e tenciona trazer para o debate o modo como essa desigualdade ainda hoje se faz sentir nos diferentes contextos e sobre as mais variadas formas.

Programa:

1. Conversa introdutória informal: esta conversa terá o intuito de compreender o grau de diversidade de pensamento e reflexão existente dentro de cada grupo sobre a temática da igualdade de género.
  2. Escolha de artista/ ativista/ académico que tenha produzido reflexão e/ou ações relacionadas com a igualdade de género. Dar a conhecer o contexto e as implicações que essa pessoa teve e ainda tem para o combate da desigualdade, designadamente no modo como se articulam causas políticas e arte.
  3. (Artivismo) – Atividade criativa: incentivo à produção de um objeto artístico por parte das pessoas participantes, individual ou em grupo, relacionado com o laboratório em questão. Estes objetos serão apresentados no final do laboratório.

A atividade realiza-se nos dias 13 e 20 de janeiro, das 10h00 às 13h00, na Biblioteca de Marvila.

Créditos da foto: © Além Mundus

13 de Janeiro de 2024 10:00