O Tejo à Mesa

Conversa e confeção comunitária de caldeirada

8 de Junho de 2024 18:00 a 22:00

Imagemilustrativa do evento

Partindo da metodologia do Food from the Block (projeto português que assenta no poder social da comida para reconectar as comunidades com o ato de cozinhar), este encontro envolve um chef e três pescadores com diferentes histórias e relações com o rio Tejo. Juntos, irão confecionar a reinterpretação de um dos pratos mais emblemáticos do património alimentar nacional: a caldeirada. De um modo informal e colaborativo, a receita será preparada em conjunto com todas as pessoas que participam na atividade, onde se incluirão residentes das freguesias circundantes, profissionais criativos e investigadores nas áreas do design, arquitetura, gastronomia, história e sustentabilidade. Após uma conversa sob o mote “Na Enseada Amena, discute-se o Tejo à Mesa”, a caldeirada será confecionada e apreciada num lugar único de Lisboa, onde a cidade encontra o rio, dando azo a conversas e confraternização entre participantes e evidenciando o super poder da comida enquanto agregador social. Ao longo do dia, serão projetadas entrevistas com depoimentos sobre a estiva no Tejo, realizadas no âmbito do projeto Vidas e Memórias de Bairro – Marvila, da Câmara Municipal de Lisboa.

Dinamização:
João Martins e Gonçalo Folgado, Food from the Block
Pessoas convidadas:
Ioulia Voulgari, Hydroscape Lisbon (NEB Prize 2024)
Rita Morais, Urban_MYCOskin (NEB Prize 2024)
Catarina Assis Pacheco, coautora do Parque Ribeirinho Oriente
Pescadores do Tejo
Ricardo Silva Vieira, investigador em sustentabilidade, Instituto superior Técnico
Mariana Salvador, arquiteta, investigadora
Adriana Freire, Cozinha Popular da Mouraria
Ricardo Bonacho, Sistemas de alimentação

Parque Ribeirinho Oriente, Marvila | Biblioteca Contentor

A entrada é gratuita e com inscrição prévia em: blx@cm-lisboa.pt

Imagem elaborada pela entidade dinamizadora da iniciativa.

8 de Junho de 2024
18:00 a 22:00