A mais antiga de Lisboa
Em 1883, ano em que era inaugurada a linha do Expresso do Oriente, abriu portas a biblioteca pública mais antiga da cidade de Lisboa, a Biblioteca de São Lázaro que, durante largos anos, assumiu o papel de Biblioteca Central de Lisboa.
Situada na Freguesia de Arroios, considerada a mais multicultural de Portugal, a Biblioteca de São Lázaro, agora uma biblioteca de bairro, dá uma especial atenção à capacitação da comunidade envolvente, sendo disso exemplo os muito concorridos cursos de iniciação à língua portuguesa.
Mas não está sozinha, o seu trabalho complementa e é complementado pelas muitas associações locais que trabalham com o mesmo objetivo, como por exemplo a Associação Cultural SOU, BUS Paragem Cultural, RDA Recreativa Dos Anjos, Cicloficina dos Anjos, Residências ao Largo, Juventude da Galiza, Galeria Monumental, Carpintarias de São Lázaro ou a Associação Pessoa e Companhia.
Para além de ser a biblioteca pública mais antiga de Lisboa, o que só por si justificaria uma visita, a Biblioteca de São Lázaro tem também o privilégio de possuir um magnífico Salão Nobre, que se mantém inalterado desde a sua inauguração. Com a sua disposição pentagonal, as estantes de madeiras nobres, a escada em caracol, de bambu, o estreito mezanino envolvente e o enorme candelabro central, este salão impressiona qualquer pessoa e é um sonho para amantes de Harry Potter!
Serviços em Destaque
Galeria de Fotos
Localização
Contactos
- Tel: 218 820 116
- Email: bib.slazaro.emp@jfarroios.pt
- Rua do Saco 1, 1150-283 Lisboa
Como Chegar
- Autocarros: 767 / 723 / 790
- Metro: Intendente / Martim Moniz