Os Dias de Marvila
Os Dias de Marvila são um momento de celebração no território de Marvila.
Tiveram a sua primeira edição em 2017, nascidos de um desafio lançado pelo Teatro Maria Matos, para o desenvolvimento de um programa cultural dirigido a quem habita as freguesias de Marvila e Alvalade e de toda a cidade.
Em 2018, a Biblioteca de Marvila assumiu a continuidade do projeto, com o objetivo de criar oferta cultural de proximidade, sobretudo, através do trabalho conjunto realizado com as parcerias já existentes no território.
Atualmente, Os Dias de Marvila apresentam um programa cultural e artístico que procura promover a coesão sócio-territorial e combater o estigma social comummente associado aos bairros da freguesia de Marvila. A programação é pensada com residentes, associações locais e outras instituições públicas, juntamente com artistas e organizações culturais.
O evento tem, desde 2018, uma frequência bienal, realiza-se na primeira quinzena de outubro e é desenhado a partir do binómio centro/periferia e da construção de uma programação que traga não só habitantes da restante cidade de Lisboa a Marvila, mas que leve também quem habita em Marvila a outros espaços culturais na cidade.
O programa integra um espectro amplo de atividades, nomeadamente teatro, dança, música, performance, oficinas, visitas guiadas, exposições e debates e demais propostas que nasçam do trabalho participativo, pensado e desenvolvido com a comunidade local.
A 2ª edição d’Os Dias de Marvila integrou o projeto ROCK – Regeneration and Optimization of Cultural heritage in creative and Knowledge cities. O ROCK pretende desenvolver uma abordagem inovadora, colaborativa e integrada para promover a regeneração da zona ribeirinha do Beato-Marvila e estabelecer a sua ligação ao centro histórico da cidade de Lisboa.