Skip to content Skip to footer
A carregar Eventos

« All Eventos

Debate ‘Democracia e trabalho’

26 de Junho de 2025 18:30 a 20:00

Entrada livre
Imagem de uma pintura de Eduardo Rapiman.

O mundo do trabalho sofreu alterações significativas nas últimas décadas.
Seja nas empresas, nos hospitais, nas escolas, etc., a vida quotidiana dos trabalhadores foi transformada por novas formas de organização do trabalho.

A título de exemplo, refira-se a difusão do teletrabalho na sequência da pandemia, a introdução de novas tecnologias (nomeadamente a IA), a uberização, etc.
Para muitos comentadores, estas transformações assinalam o fim do trabalho humano.
O trabalho estaria condenado a desaparecer, não valendo assim a pena investir energias na procura por formas de trabalhar mais livres, mais prazerosas ou mais em acordo com as exigências ecológicas do presente.

Neste debate, gostaríamos de discutir a hipótese oposta: aquela que faria do trabalho um lugar central para a transformação política das nossas sociedades.

Os nossos dois convidados distinguiram-se pela sua forma original de conceber as relações entre trabalho e democracia.

 

  • Pessoas convidadas: Barbara Stiegler e Emmanuel Renault

Barbara Stiegler é professora de filosofia na Universidade Bordeaux-Montaigne, especialista do pensamento de Nietzsche e autora diversos livros sobre a relação entre o neoliberalismo e a democracia.
Emmanuel Renault é professor de filosofia na Universidade Paris-Nanterre, autor de inúmeras publicações sobre Hegel, Marx e sobre a tese da centralidade do trabalho.

Eis a questão que queremos colocar com estes autores : como seria um regime de trabalho realmente democrático?

 

 

Dia 26 junho, 18h30, na Biblioteca Camões.

Entrada livre.

 

Créditos da imagem: © Eduardo Rapiman (Chile-Ngulu-Mapu)

No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.

Detalhes

Data:
26 de Junho de 2025
Hora:
18:30 a 20:00
Custo:
Entrada livre
Categoria de Evento:

Local

Biblioteca Camões
Largo do Calhariz, 17 - 1º Esq.
Lisboa, 1200-086 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone:
218 172 360
Site:
https://blx.cm-lisboa.pt/biblioteca-camoes/

Outro

Tipo de Público
Geral
Tipo de Atividade
Conferências/Debates/Palestras