Afetos Navegantes: Olhar o porto do mar

espetáculo

14 de Janeiro de 2024 17:30 a 19:00

€8
Imagem de divulgação do evento.

Marina Campanatti, atual vencedora do Portugal Slam, regressa à biblioteca de Alcântara com o espetáculo Afetos Navegantes: Olhar o Porto do Mar.

Antecedendo a sua ida a Antuérpia (Bélgica) para representar Portugal no Campeonato Europeu de Poetry Slam, traz de volta a esta casa o espetáculo que foi aqui germinado, antes de navegar poeticamente por outros espaços.

‘Afetos Navegantes: Olhar o Porto do Mar’ apresenta, ao longo da narrativa, a perspetiva de uma educadora brasileira, que cruza o oceano e encontra na Amadora, a oportunidade de desenvolver o seu trabalho nas ruas dos bairros sociais. Neste encontro multicultural típico da cidade, apresenta questionamentos acerca dos estigmas relacionados com as identidades e suas complexidades.

O espetáculo tem como fio condutor a união entre o teatro e a poesia, trazendo à cena a vida do bairro social, suas potências, seus desafios, mas acima de tudo, apresenta pontos de vista de alguém que esteve lá, com uma escuta ativa e um grande desejo de ressignificar a forma como nos afetamos.
As crianças aparecem como ponto central da discussão, convocando o público a compreender a urgência de criarmos um mundo mais sensível e acolhedor, para que elas possam crescer e desenvolver-se em sua plenitude.
Além das palavras, a performer utiliza a interpretação, o canto, a fisicalidade, percussão corporal e recursos clownescos como forma de dar vida às personagens, representadas com o objetivo de romper com preconceitos e estigmas enraizados, abrir outras perspetivas acerca dos afetos e criar pontes entre o centro e a margem.

Ficha técnica:

• Atuação, texto e produção: Marina Campanatti
  • Orientação: Maria Giulia Pinheiro
  • Iluminação e assistente de orientação: Lucas França
  • Som e produção: Valdivia Medina
  • Apoio: Cooperactiva, Editora Urutau, Todo Mundo Slam e Portugal Slam

Outras informações:

• Atividade paga e com marcação.
  • Valor: 8 euros (10% desconto para portadores de cartão BLX)
  • Marcações através do email: marina_campanatti@hotmail.com

A sessão terá lugar no dia 14 de janeiro, pelas 17h30, na Biblioteca de Alcântara.

14 de Janeiro de 2024
€8