- Este evento já decorreu.
Ciclo Horizontes da Ciência
Microscopia de varrimento de sensor
5 de Junho de 2024 18:00 a 19:30
Entrada livreNo âmbito do “Ciclo de Conferências: Horizontes da Ciência”, vai decorrer a conferência “Microscopia de varrimento de sensor“.
A microscopia de varrimento de sensor (SPM) permite explorar o mundo “invisível” dos átomos e moléculas.
Imaginemos poder “olhar” para algo tão pequeno que nem mesmo o mais potente microscópio ótico consegue detetar.
Isso é possível com o SPM.
Ao contrário dos microscópios tradicionais, que usam luz para observar objetos, o SPM utiliza uma ponta para “sentir” a superfície dos objetos. E essa forma de “sentir” é tão sensível que se pode detetar as mais pequenas variações de altura e até mesmo um único átomo.
E para além de “observar”, o SPM também nos permite manipular a matéria ao nível atómico. Podemos usar a ponta para “empurrar” átomos individuais e até mesmo criar padrões complexos na superfície dos materiais.
É uma janela para um mundo invisível que está repleto de descobertas emocionantes e inovações revolucionárias.
- Orador – Pedro Brogueira
Pedro Brogueira, Doutorado em Engenharia Física Tecnológica é Professor Catedrático do Departamento de Física do Técnico na área de Física da Matéria Condensada e Nanotecnologias. Presidente do Departamento de Física do IST. Presidente do Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA), Membro da Comissão de Gestão do Campus do IST CTN, Coordenador da comissão para repensar a educação em engenharia e o modelo de ensino e práticas pedagógicas (CAMEPP) do Instituto Superior Técnico (IST). Atualmente é Presidente do Conselho Científico do IST e Coordenador da Área Científica de Matéria Condensada e Nanotecnologia do Departamento de Física.
Entrada livre sujeita à lotação da sala.
Sessão presencial e online.
A conferência decorre no dia 5 de junho, pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.
E online no seguinte link: https://www.youtube.com/@BLXBibliotecasdeLisboa/streams
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.