- Este evento já decorreu.
Conversas sobre Inteligência Artificial
IA no trabalho: ameaça ou oportunidade?
18 de Maio de 2024 15:00 a 16:30
Entrada livreNesta conversa, com Pedro Moura, da Landing.Jobs, e Danilo Moreira, do Sindicato dos Trabalhadores dos Call Centers, queremos explorar quais os impactos expectáveis da introdução da Inteligência Artificial (IA) no nosso quotidiano.
A IA vai destruir os empregos que conhecemos?
O medo do apocalipse no mundo do trabalho tem sido um tema premente nos últimos tempos, mas será essa ameaça real?
E que outras ameaças se escondem, discretamente, por detrás desta grande revolução?
Vamos a tempo de as travar e transformar na oportunidade prometida?
Nesta conversa falamos de Inteligência Artificial para além da Inteligência Artificial, focando-nos sobretudo no impacto que pode ter nas relações humanas que estruturam as nossas sociedades.
Deste modo procuramos fugir aos clichês sobre o futuro, refletindo de forma crítica, informada e construtiva sobre a adoção da Inteligência Artificial.
Danilo Moreira é trabalhador de call center há mais de 20 anos e membro do Sindicato dos Trabalhadores de Call Centers (STCC), conhecido como tás logado?. É também um ativista dos movimentos sociais, onde se organiza para lutar contra as alterações climáticas e participa nas lutas do movimento negro e das mulheres.
Pedro Moura é Chief Growth Officer na Landing.Jobs, empresa especializada em recrutamento tecnológico e futuro do trabalho, e dirige a Portugal Tech Hub. Formado em Ciências da Computação no Instituto Superior Técnico, é pós-graduado em Sociologia pela Universidade de Évora. Ao longo do seu percurso profissional, que iniciou em 1999, trabalhou com consultor, programador, investigador, diretor, fundador, CxO, no meio corporativo e de startup.
Atividade em parceria com SH/FTER.
A sessão terá lugar no dia 18 de maio, pelas 15h00, presencialmente na Biblioteca de Alcântara.
Entrada livre.
E transmissão online no seguinte link: https://www.youtube.com/@BLXBibliotecasdeLisboa/streams
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.