- Este evento já decorreu.
Inhá Ambani
lançamento do livro
19 de Outubro de 2024 15:00 a 17:30
Entrada livreLançamento do livro de poesia “Inhá Ambani”, de Regina Botas e chancela de Poesia Impossível.
Este livro é essencialmente uma história de amor entre mim e Inhambane, a cidade onde eu nasci. Ele começa com a viagem que Ana, a minha filha do meio, me ofereceu a Moçambique em 2014. A minha estadia em Inhambane não durou mais do que um mês, mas esse curto espaço de tempo, foi mais do que o suficiente para eu confrontar as minhas memórias mais antigas com a realidade atual. E valeu muito a pena. Porque nos fragmentos da minha história, eu descobri-me como um sub-produto da sociedade colonial – uma mulher para sempre dividida entre dois amores: a África e a Europa.
Esse sentimento que, hoje em dia, pode parecer descabido a muitos, é fruto da política de integração que o Antigo Regime conseguiu implantar nas ex-colónias, ao longo de várias décadas, com o intuito de eliminar as tensões sociais entre as populações locais, essencialmente constituídas por portugueses e múltiplas tribos africanas.
O título que eu escolhi “Inhá Ambani – Ela era branca de segunda e tinha duas cores” alude a essa identidade cultural dupla como uma herança histórica perdida no espaço e no tempo, que deixou marcas profundas no coração das populações mais duramente atingidas pelo tão elogiado processo de descolonização português.
Que as emoções e os conflitos despertados em mim por esta viagem à minha cidade natal, possam levar os leitores deste livro, a perceberem melhor o drama dos deslocados, dos emigrantes e dos refugiados do nosso tempo.
Porque o sofrimento que atinge as pessoas e as famílias que deixaram o seu país por causa dos efeitos devastadores de revoluções políticas, guerras de poder, fanatismos e perseguições religiosas, más condições de vida, insegurança nas ruas e injustiças sociais é universal.
Não tem credo, nem raça, nem cor. Pertence a toda a Humanidade.
A sessão terá lugar no dia 19 de outubro, pelas 15h, na Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho.
Entrada livre.
[imagem gráfica elaborada pela entidade dinamizadora da iniciativa]
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.