Lisboa sem idade : campanha de combate ao idadismo
- exposição de fotografia -
15 de Janeiro de 2026 18:30 a 30 de Janeiro de 2026 18:00
Entrada livre
O idadismo – discriminação com base na idade – é um fenómeno ainda presente nas diferentes sociedades, com consequências reais na saúde mental de todos, podendo afetar tanto jovens como pessoas mais velhas.
No entanto, o seu impacto tende a ser particularmente negativo entre os adultos mais velhos, frequentemente alvo de estereótipos injustos que os associam à inatividade, à perda de utilidade social, à falta de atratividade ou à dependência.
Com o objetivo de desconstruir estes preconceitos e promover uma nova visão sobre o envelhecimento, o Município de Lisboa desafiou a EPI – Escola Profissional de Imagem a desenvolver uma campanha de sensibilização para o combate ao idadismo.
Deste desafio nasceu ‘Lisboa sem idade’, uma campanha com uma exposição itinerante de fotografia e vídeo, criada por alunos do 2.º ano dos cursos de Multimédia, Fotografia e Design e Comunicação Gráfica.
Ao longo de várias semanas, os alunos mergulharam neste tema através de um projeto interdisciplinar que envolveu pesquisa, reflexão e diferentes exercícios criativos.
O resultado é uma coleção de olhares frescos e sensíveis sobre a vivência e riqueza da idade, que convida à empatia, ao respeito e à reflexão.
- Dinamizado por: Alunos da ETIC/EPI
Inauguração, dia 15 janeiro, 18h30.
Patente, no horário de funcionamento, de 16 a 30 janeiro, na Biblioteca Camões.
Entrada livre.
Créditos das fotografias: ©Alunos da EPI (Escola Profissional de Imagem)
No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais. Uma vez disponibilizados online, os dados pessoais são suscetíveis de serem reutilizados e difundidos por terceiros.
