Os livros estão lançados

Maria Antónia Fiadeiro

8 de Março de 2024 18:00 a 6 de Abril de 2024 18:00

Entrada livre
Imagem ilustrativa do evento. O grafismo sobre fotografia de Jorge Cruz / Coleção particular da família.

No dia 8 de março, a Biblioteca de Belém celebra o Dia Internacional da Mulher lembrando a obra de Maria Antónia Fiadeiro (1942-2023), investigadora, jornalista e mestre em Estudos sobre as Mulheres, acolhendo o evento “Os Livros estão Lançados”, organizado pelos seus filhos, João Fiadeiro e Pedro Viana.

É um encontro em torno do pensamento, obra e legado de Maria Antónia Fiadeiro.

Maria Antónia Fiadeiro era licenciada em Filosofia Pura pela FFCL/USP, em São Paulo, no Brasil (1972). Mestre em Estudos sobre Mulheres pela Universidade Aberta, em Lisboa (1990), onde foi também investigadora no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais.
Dirigiu a revista ‘Modas e Bordados’ do jornal ‘O Século’, mantendo a colaboração com outros órgãos de comunicação social. Integrou a primeira redação do ‘Jornal de Letras, Artes e Ideias’, coordenou a ‘Página da Mulher’ no ‘Diário de Notícias’ e escreveu vários artigos e entrevistas para as revistas ‘Máxima’ e ‘Casa e Decoração’, onde foi colaboradora regular.
Foi, com Maria Antónia Palla e Antónia de Sousa, uma das três primeiras mulheres eleitas para a direção do Sindicato dos Jornalistas – Maria de Lurdes Pintasilgo apelidá-las-ia de «as três Antónias», em analogia com «as três Marias».
Na televisão promoveu e apresentou o programa ‘Pano para Mangas’ na RTP1 e, na rádio, foi responsável pelos programas ‘Crónicas da Manhã’, ‘O Real e o Imaginário’ e ‘Andar aos Papéis’ na Antena 2.
Maria Antónia Fiadeiro foi também autora de várias monografias.

A comissão consultiva é composta por Ana Bigotte, Ana Pimentel, Francisca Gorjão Henriques, Isabel Freire, Madalena Caramona e Marta Wengorovius, mulheres que se cruzaram com Maria Antónia Fiadeiro e com os seus interesses mais explícitos: o feminismo, o jornalismo, a investigação, a edição, a arte, a curadoria.

Este evento celebra, de forma informal e lúdica, o pensamento e legado de Maria Antónia Fiadeiro, num espaço que acolhe a sua rede de afetos.

Programa para o dia 8 de março:

• 17h00 | Início do encontro “Os livros estão lançados”
  • 18h00 | Lançamento da 2ª edição do livro “Artistas, Artesãs, Pioneiras”
  • 19h00 | Inauguração da exposição “Mulheres do Século XX | 101 livros + 1”

Programação do evento “Os livros estão lançados”:

Consulte toda a programação AQUI.

O evento realiza-se de 8 de março a 6 de abril, na Biblioteca de Belém.